Em uma cidade movida pela indústria, Gustavo Guertler enxergou oportunidade em um ramo diferente. Há 11 anos, o jornalista abriu uma editora de livros em Caxias do Sul, na Serra. Mais do que um ramo promissor de negócios, era a chance de causar impacto na comunidade em que cresceu. Como? Com as histórias que conta na Belas Letras.
Antes de se tornar empresário, Guertler atendeu por quatro anos em livrarias da cidade. Ao perceber que assuntos menos convencionais e ligados a criatividade atraíam muitos leitores, teve a ideia que mudou sua vida. Em 2008, lançou uma coleção de livros infantis — uma das primeiras sobre futebol no Brasil. Vendeu 50 mil exemplares. Graças aos bons resultados, foi possível garantir capital para a empresa e investir na publicação de outros livros.
— Isso pode te desafiar. Por que eu não posso contribuir e trazer uma outra visão para que a comunidade prospere? Porque se todo mundo sair ou se todo mundo tiver uma visão só a gente nunca vai evoluir — afirma o editor.
Atualmente, a editora Belas Letras tem oito funcionários, e a principal fatia de mercado vem das vendas em plataformas digitais, que representam 56% do faturamento anual de R$ 3,7 milhões, enquanto o mercado tradicional de livrarias responde por 29%.
Além destes bons resultados, o reconhecimento externo também veio. Em 2019, a empresa recebeu o Prêmio Nacional de Inovação do Sebrae. A editora foi a única empresa gaúcha premiada entre mais de 1,7 mil avaliadas no Brasil. No momento, trabalha em um projeto de cursos online para ajudar pessoas interessadas em escrever livros a desenvolverem suas ideias. O desenvolvimento do lado empresário não tirou de Guertler o ideal que o impulsionou desde o começo.
— Sempre foi esse propósito, né? Transformar a vida das pessoas através de histórias. A gente procura levar a inspiração para que você mesmo transforme sua vida. Encaramos os nossos livros como ferramenta de mudança nas pessoas — conta.
E com essa mesma visão, criou um projeto que já alcançou milhares de pessoas. É o Compre 1, Doe 1. A iniciativa já foi adotada por grandes indústrias ao redor do mundo, em que a cada produto vendido, um é doado. Na Belas Letras, funciona assim: quando um cliente compra um livro pelo site, ganha outro. Mas essa é uma surpresa revelada só no momento em que a pessoa abre a encomenda. Na embalagem, vai uma carta com dicas do que fazer com o livro doado: "Pegue este livro e o leve a alguém. Leia-o para alguém, conheça um hospital que faz um trabalho com crianças carentes, um orfanato, uma instituição qualquer da sua cidade que faz o bem e você nunca visitou. Não é apenas pra entregar o livro. É por você também".
Mais de 20 mil exemplares foram doados para leitores de todos os Estados brasileiros. Um deles chegou até a mineira Fernanda Trajano, que ficou emocionada.
— Eu acho que essa corrente não tem fim. A partir do momento que eu compro um livro, que eu doo um livro, que eu conto sobre o projeto para alguém, vamos estabelecendo vínculos que antes a gente não tinha, estreitando laços e criando uma onda do bem — relata a designer.
A empresa tem plano de continuar inovando pra gerar impacto positivo no meio ambiente. Entre as iniciativas, pretende eliminar completamente o plástico das embalagens e produtos até o fim deste ano.
— A gente pensa assim: se a minha empresa não existisse mais, isso faria diferença na vida das pessoas? E hoje a gente pode dizer que sim. Se a nossa empresa não existisse mais, algumas pessoas sentiriam falta da gente. Acho que isso é o mais importante — afirma Guertler.
Saiba mais sobre a Editora Belas Letras
- Cidade: Caxias do Sul
- Fundação: 28/4/2008
- Momentos importantes: criação da primeira coleção licenciada de livros infantis sobre futebol no Brasil (2008-2010), com 50 mil exemplares vendidos, publicação do best-seller O Papai é Pop (2015), com 300 mil exemplares vendidos, Joint Venture com a startup de livros personalizados Dentro da História, criação da campanha Compre 1 Doe 1 (2016) e editora exclusiva do segmento de livros da Imaginarium, a maior rede de presentes criativos do país (2016)
- Número de funcionários: oito
- O que produz: conteúdo em forma de livros para inspirar as pessoas a gerarem mudanças positivas e enfrentarem os novos desafios do mercado de trabalho e do mundo moderno.
- Faturamento: R$ 3,7 milhões ao ano
- Premiações: Prêmio Nacional de Inovação Sebrae/CNI 2019, única empresa gaúcha premiada entre mais de 1,7 mil empresas avaliadas no Brasil
A série Te Mostra, Rio Grande é uma iniciativa do Grupo RBS para valorizar ainda mais a forte raiz empreendedora gaúcha. Clique aqui para assistir ao primeiro episódio veiculado no Jornal do Almoço.
Ao todo serão apresentadas 12 iniciativas de quem constrói e contribui para o nosso Estado. A série tem apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Assembleia Legislativa.