O repórter Gabriel Jacobsen conversou com Airton Souza, o escolhido pela população de Canoas para governar a cidade nos próximos quatro anos. Desde a apuração das eleições neste domingo (27), vem circulando um vídeo no WhatsApp dos moradores de Canoas que mostra o então candidato com um maço de notas de R$ 100 amarrados por um atilho de borracha.
Digo que foi durante a campanha porque o adesivo com seu número de urna aparece na roupa nessas imagens. Este dinheiro é tirado por Airton de dentro da calça jeans, na altura do cós, entre o cinto e a pele. Para o Gabriel, ele disse que não lembra quando foi gravado e disse que o dinheiro serviria para pagar despesas pessoais, que também não quis detalhar. Airton Souza classificou o vídeo como sensacionalismo.
O prefeito eleito precisa explicar aos seus eleitores e à comunidade de Canoas o que pagou, afinal de contas, para não ficar ainda mais sob suspeita. Mesmo sendo uma despesa pessoal, diante da divulgação do vídeo, é necessário que haja o mínimo de transparência após receber o voto de confiança da população.