O Cionco, Centro Integrado de Oncologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, ficará pronto até o final de 2025. O repasse de R$ 20 milhões do Tribunal de Justiça do Estado, anunciado no fim do ano passado, vai garantir que a obra seja concluída.
Para se ter uma ideia, o número mensal de consultas passará dos atuais 2,9 mil para mais de 7 mil. Na quimioterapia, o número vai dobrar, passando de 2,5 mil atendimentos por mês. Já na radioterapia, serão quase 1,5 mil mensais, 200 a mais do que hoje. A área total será de 3,6 mil metros quadrados em um andar inteiro do Bloco C.
A conquista é comemorada pelo novo diretor-presidente do Clínicas, Brasil Silva Neto. Ele concedeu entrevista à Rádio Gaúcha nesta terça-feira (2). O secretário de Saúde da Capital, Fernando Ritter, considera um grande ganho para a cidade e para o Estado.
Nadine Clausell
Aliás, hoje é dia de posse no Clínicas e não posso deixar de falar de quem deixa o cargo. Foi de muito sucesso a gestão de mais de sete anos da médica Nadine Clausell. A profissional foi um nome forte à frente da instituição no momento mais complicado da saúde no mundo, que foi a pandemia. Ela foi farol em meio a informações nova e situações que nunca tínhamos vivido.