Os Jogos Pan-Americanos de Santiago estão dando dor de cabeça na área de segurança. Dois brasileiros, um homem e um mulher, foram assaltados enquanto se deslocavam pela cidade, assim como a equipe de escalada esportiva, que após a competição aproveitou um dia livre para conhecer pontos turísticos e teve seu veículo arrombado. Na segunda-feira (30), a seleção argentina de handebol masculino relatou pelas redes sociais que teve seu micro-ônibus parado em Viña del Mar e alguns pertences roubados.
Medalha 1.500?
O Brasil chegou ao Pan do Chile com chances de chegar à sua medalha 1.500. Nesta terça-feira (31), em dois momentos o Comitê Olímpico do Brasil cogitou falar no número redondo de pódios. A primeira vez foi na disputa por equipes do judô, fato até comemorado pelos atletas e comissão técnica. Horas depois, contas refeitas e novo cálculo. Seria o pódio de Guilherme Toldo, então, a tal medalha? A decisão do COB foi não fechar questão por conta da inconsistência dos dados apresentados pela PanAm Sports e o que o próprio comitê brasileiro possui.
Banho frio na Vila dos Atletas
Alguns países ainda reclamam de problemas na Vila dos Atletas. Entre os relatos está o de banho frio em alguns prédios, o que com a temperatura que faz no Chile nessa época — 8 graus ao amanhecer e 22 durante o dia — não é nada recomendável. O Brasil não enfrenta esse problema, assim como os Estados Unidos e Canadá, por exemplo, até por serem países que trazem além de atletas, um número significativo de pessoas que atuam em diversas áreas para solucionar os percalços.
Decepção argentina
Após terminar em quinto no quadro de medalhas do Pan de 2019, em Lima, com exatas 100 medalhas, sendo 33 de ouro, a Argentina faz uma competição muito abaixo da expectativa em Santiago. Até o momento, os hermanos estão fora do Top-10, com apenas três ouros e 35 pódios conquistados.
Segundo a imprensa argentina presente no Chile, transição de geração em algumas modalidades e a crise econômica que o país atravessa são as principais explicações para a fraca campanha.