A novela Rainha da Sucata, clássico dos anos 1990 na Globo, estreia no catálogo do Globoplay no dia 7 de outubro.
Com elenco estelar — Regina Duarte, Glória Menezes, Lima Duarte, Nicette Bruno (1933 — 2020), Tony Ramos, Paulo Gracindo (1911 — 1995), Aracy Balabanian (1940 — 2023), Antonio Fagundes, Renata Sorrah, Raul Cortez (1932 — 2006), Claudia Raia, Marisa Orth, Andrea Beltrão, Patricia Pillar, Daniel Filho —, a trama de Silvio de Abreu mescla histórias dramáticas e pitadas de comédia, retratando o universo dos ricos emergentes e da decadente elite paulistana.
Para isso, a novela — cujo tema de abertura é a inesquecível lambada Me Chama que Eu Vou, na voz de Sidney Magal — confronta duas personagens femininas: a emergente Maria do Carmo (Regina Duarte) e a socialite falida Laurinha Figueroa (Glória Menezes), que disputam o amor do playboy Edu (Tony Ramos).
Bastidores
Segundo o site Memória Globo, Silvio de Abreu escreveu a protagonista de Rainha da Sucata para Regina Duarte, com quem havia trabalhado, como ator, na TV Excelsior. E fez questão de escalar a gaúcha Glória Menezes para fazer a vilã, papel até então inédito para a artista. O autor também queria Tony Ramos em seu time, que conhecia desde os tempos da TV Tupi, mas com quem ainda não havia trabalhado.
Personagens marcantes
Na trama, Aracy Balabanian eternizou Dona Armênia e o bordão "na chon". A atriz, descendente de armênios, emprestou o sotaque e alguns costumes à personagem, que, devido ao sucesso em Rainha da Sucata, foi resgatada — com "suas três filhinhas" Geraldo (Marcello Novaes), Gerson (Gerson Brenner) e Gino (Jandir Ferrari) — em outra trama de Silvio de Abreu: Deus Nos Acuda, exibida na Globo em 1992.
Sucesso
Rainha da Sucata fez grande sucesso no Exterior, sendo vendida para países como Angola, Bolívia, Canadá, Chile, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. A novela foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo em 1994. Em 2013, foi reapresentada no Canal Viva.