Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, direto da Expointer, o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, Clair Kuhn, falou, nesta sexta-feira (23), sobre as medidas tomadas pelo Piratini para a proteção dos produtores em caso de novas cheias.
— O governo do Estado está instalando estações meteorológicas mais modernas e mais potentes. Estamos falando com universidades, iniciativa privada e cooperativas para, junto com as estações que eles já têm, cobrirmos o Estado todo e termos uma informação mais adequada, mais rápida e mais precisa para o produtor — afirmou.
O secretário também falou sobre a expectativa das próximas safras e o alto custo de produção, uma vez que o solo ficou prejudicado em razão da enchente de maio.
— A próxima safra de verão já está comprometida, em partes. Ela vai ter um plantio, de quem conseguir plantar, se tiver capital. Mas a grande maioria dos produtores não tem. O produtor está endividado. Sem condições de buscar recurso, ele está negativado nos bancos, nas cooperativas e nas cerealistas. E o custo de produção vai ficar mais alto também, porque a terra foi lavada — declarou.
Porém, segundo o secretário, projetos estão sendo elaborados para que a situação seja revertida:
— Nós, com os nossos doutores em solos, com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), com as universidades, estamos buscando soluções para que possamos recuperar o solo, principalmente nas regiões do Vale do Taquari, do Caí e do Rio Pardo. Estamos com um programa novo áreas de Preservação Permanente (APP), de recuperação das matas ciliares. A gente tem feito um trabalho de enxertia, técnica que reúne duas partes de plantas diferentes para unir, em uma única planta, características favoráveis de ambas as cultivares. O plantio será com enxertos, como, por exemplo, de ipê, tornando o crescimento mais rápido. A ideia do secretário é, em seis meses, ter árvores dando flor e atraindo abelhas para a polinização.