
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa – que foi antecipada no Estado e começa no próximo dia 16 – deve imunizar 100 mil bovinos e bubalinos em Santa Maria. O principal motivo da antecipação é reforçar a busca para que o Estado consiga a certificação sanitária da febre aftosa como livre e sem vacinação.
Tradicionalmente realizada durante todo o mês de maio, neste ano, a campanha será de 16 de março a 14 de abril. Nesta etapa, devem ser imunizados animais de todas as idades. Nas 26 cidades atendidas pela Supervisão Regional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, a meta é vacinar um milhão de bovinos e bubalinos.
Após a aplicação da dose, todos os produtores deverão comprovar a vacinação a partir da apresentação da nota fiscal de compra e declaração da quantidade de animais vacinados, por categoria, nas Inspetorias de Defesa Agropecuária. O prazo máximo para a comprovação é o dia 22 de abril.
A orientação da inspetoria veterinária é que - em função da alta demanda - os produtores realizem a vacinação dos animais ainda nos primeiros quinze dias da campanha (até o fim de março), para evitar a falta da vacina.