Modelo de feira de tecnologia agrícola no Brasil, e a primeira no calendário do ano, o Show Rural Coopavel 2019, em Cascavel (PR), foi marcado pela maior disposição do produtor em investir e pela participação de empresas valiosas de tecnologia, como Microsoft, IBM, Google, HP e Huawei.
A movimentação financeira chegou R$ 2,2 bilhões. Os números são recorde para uma única edição da feira, que reuniu 520 expositores. O público chegou a 288.802 visitantes no período de segunda a sexta-feira, 4 a 8 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste do Paraná. O 32ª edição do evento já tem data, será de 3 a 7 de fevereiro de 2020.
Veja o que marcou a 31ª edição
A principal novidade foi o 1º Show Rural Digital, onde estudantes, técnicos e profissionais puderam trocar ideias sobre soluções a desafios do agronegócio. Um hackaton mobilizou equipes durante quase 30 horas.
– Os participantes viraram o dia empenhados em encontrar inovações – destaca Siro Canabarro, um dos facilitadores da competição.
Com visitantes vindos de diversos Estados, a feira representou também uma oportunidade para o agricultor garantir a compra de máquinas e equipamentos dentro do atual modelo de crédito agrícola, em vigor até junho. A formatação de um novo Plano Safra, possivelmente com menos juro subsidiado à agricultura, ajudou a estimular novos negócios. O que foi visto durante os cinco dias da feira paranaense foi uma mostra dos caminhos que o agronegócio brasileiro irá percorrer ao longo do ano.
Negócios para garantir crédito
A busca por negócios durante a 31ª edição do Show Rural Coopavel foi marcada pela incerteza em relação à continuidade da atual política de crédito agrícola.
Com um novo Plano Safra em formatação, possivelmente com menos juro subsidiado para financiamento da agricultura empresarial, produtores foram motivados a investir. Destaque para a busca de colheitadeiras e tratores.
Alívio para enfrentar o calor
A estrutura do parque de exposições do Show Rural Coopavel é famosa pelo conforto e beleza que proporciona aos visitantes. Além da cobertura dos corredores que ligam as principais áreas da feira, o público tem espaços de sombra para descansar ao longo do dia. Em bancos e bebedouros colocados embaixo de parreiras, os visitantes recarregam as energias para aproveitar o evento.
Hackaton estimula inovação
O uso de câmera com apoio de sensores para indicar quando o silo precisa ser recarregado é a ideia central do projeto vencedor do hackathon do Show Rural Digital, que reuniu 10 equipes de jovens e profissionais. Os vencedores ganharam como prêmio uma viagem ao Vale do Silício, na Califórnia, onde conhecerão empresas de tecnologia que transformaram o mundo digital nas últimas décadas.
Tecnologias reais
Em lavouras demonstrativas montadas no parque, cada vez mais extensas e diversas, as principais indústrias de produtos químicos e sementes conseguiram exibir na prática o resultado de novas tecnologias que já estão ou chegarão ao mercado nos próximos anos. Os espaços, onde também ocorrem oficinas de manejo, serviram como vitrines para fisgar produtores ávidos por novidades.
Olhar oriental na feira
Diretores de algumas das mais conhecidas e importantes empresas japonesas, que juntas faturam aproximadamente US$ 10 bilhões por ano, estiveram na feira durante a semana. Os japoneses foram recebidos pelo diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, que lembrou etapas do processo de aproximação da cooperativa de grandes grupos daquele país. As exportações começaram ainda na década de 1990.
* A jornalista viajou a convite de LS Tractor, Sancor Seguros e Sicredi