Minutos antes da inauguração oficial da Expointer, professores vinculados ao 20º núcleo do CPERS protestam em frente ao acesso do parque Assis Brasil, em Esteio. Além de demonstrarem insatisfação com o parcelamento de salários, eles querem chamar a atenção para a precariedade das condições de trabalho da categoria.
- Queremos mostrar que a nossa luta não é contra a população. Pelo contrário, queremos melhores condições para os professores e os alunos das escolas - afirmou Cleusa Werner, diretora do núcleo, que inclui educadores de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Nova Santa Rita e Triunfo.
Segundo a diretora, as escolas estão há três meses com verbas atrasadas para manutenção e outras necessidades. O núcleo abrange 79 escolas, das quais 76 aderiram à paralisação total ou parcialmente. São cerca de 30 mil alunos atendidos.
Para garantir que a inauguração da feira o desfile dos animais campeões ocorram sem transtornos, a segurança foi reforçada no parque. A cerimônia terá participação do governador José Ivo Sartori, da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e outras autoridades.