O Leite Com Café que marcou o lançamento da 38ª Expoleite-11ª Fenasul neste terça-feira, levou até o pátio do Palácio Piratini, na Capital, uma fêmea da raça holandesa. Com 22 meses, VB Lavone Lavanguard, da Granja VB, de Eldorado do Sul, é tecnicamente uma novilha e não uma vaca, denominação usada para as fêmeas adultas. Ela foi posicionada de forma a recepcionar os convidados do evento. E foi em frente à futura produtora de leite que as autoridades fizeram um brinde com a bebida.
As feiras simultâneas serão realizadas entre os dias 27 e 31 de maio no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A área ainda está sendo preparada para receber o evento e terá liberação parcial. Entidades e empresas privadas estão trabalhando para reconstruir as estruturas e a parte elétrica, danificadas durante temporal registrado em dezembro do ano passado.
- As dificuldades do setor e os estragos do vendaval tornaram especialmente difícil essa construção do evento - afirmou Marcos Tang, presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Estado (Gadolando), sobre os entraves financeiros para organização do evento, uma parceria entre governo do Estado e a entidade.
O governador José Ivo Sartori falou sobre a importância de fortalecer o setor. Com relação às dificuldades de caixa, afirmou:
- Essa não pode ser uma exposição do governo. O governo não pode ser o único construtor. A nós cabe acompanhar, ajudar e não atrapalhar.
A 38ª Expoleite e 11ª Fenasul têm entrada gratuita. Além da exposição dos animais, contará com outras atrações, como um rodeio, que pela primeira vez está na programação do evento.