A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou nesta sexta-feira a previsão para a safra de grãos do Rio Grande do Sul. A expectativa agora é de uma colheita de 31 milhões de toneladas, recorde para o Estado. A nova estimativa aumenta a projeção em 1 milhão de toneladas na comparação com o levantamento de março.
A produção de soja, principal cultura de verão, deve ser de 14,68 milhões de toneladas, equivalente a um aumento de 3,5% em relação à previsão anterior e 14% a mais ante o ano passado. No milho, a Conab aumentou a expectativa de 5,59 para 5,92 milhões de toneladas.
Confira outras notícias sobre economia
Para o arroz, segunda lavoura mais importante do Estado, o cálculo agora é de 8,44 milhões de toneladas, 230 mil quilos a mais em relação ao levantamento do mês passado.
Segundo a Emater, a colheita das três culturas já ultrapassa dois terços da área plantada no Rio Grande do Sul. Embora exista grande variação no rendimento das lavouras no Estado devido à ocorrência de ferrugem asiática e problemas climáticos em algumas regiões, a produtividade média esperada para a soja é de 3 toneladas por hectare.