A 37ª edição da Expointer foi aberta na manhã deste sábado, em Esteio, mostrando a confiança do setor agropecuário de realizar bons negócios. Após uma rápida cerimônia que marcou o início da feira, às 9h, o governador Tarso Genro disse estar otimista em relação ao Estado poder colher mais uma safra recorde. Também elogiou a estrutura do parque de Exposições Assis Brasil:
- Esta Expointer revela o resultado de uma profunda transformação que o local recebeu, de uma profunda articulação entre o governo e a sociedade civil, e uma magnífica demonstração de exuberância do Rio Grande do Sul.
O que há de novo na Expointer deste ano
Rodovia do Parque é melhor opção para ir à Expointer sem tráfego
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Após o gesto simbólico cortar a fita inaugural, o governador fez um breve percurso pela feira, visitando a quadra com equipamentos de irrigação e as obras do dique construído para evitar novos alagamentos no parque. Tarso deixou a Expointer pouco antes das 10h.
No final da edição do ano passado da feira, foi anunciado que os negócios encaminhados somavam R$ 3,3 bilhões - em média, cerca de 60% do total costuma se concretizar. Neste ano, a Expointer começou um dia depois de o IBGE divulgar o Produto Interno Bruto (PIB) do país no trimestre compreendido de abril a junho, quando a economia recuou 0,6%. A agropecuária foi o único setor a avançar, com variação tímida de 0,2%.