Os últimos detalhes devem ser definidos nesta quinta-feira, mas a primeira experiência da abertura do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, aos finais de semana está confirmada para este domingo, 9 de março. A proposta do subsecretário Adeli Sell será um teste para a desejada vida útil do espaço durante o ano.
- É o início de um processo. Há uma expectativa antiga da cidade para que o parque abra, mesmo que aos poucos - afirma o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi.
Neste primeiro dia, os portões ficarão abertos entre 10h e 17h. Além da água e da erva para o chimarrão, o visitante encontrará no parque comida - o restaurante Casa do Gaúcho abrirá suas portas e haverá bancas para a venda de alimentos - e apresentações, como a demonstração de exercícios em corda suspensa.
Na parte que lhe cabe na parceria, a prefeitura de Esteio ficará responsável por trânsito, limpeza, área de artesanato e alimentação. A ideia da subsecretaria do parque é abrir aos domingos durante o mês de março e, ao final desse período, fazer uma avaliação da iniciativa.
Também será neste mês a posse oficial de Adeli - a cerimônia, inicialmente prevista para o dia 14, deve ocorrer dia 17, com a presença do governador Tarso Genro. Na ocasião também tomará posse o conselho gestor do parque.
E há ainda a possibilidade de que finalmente seja autorizado o início das obras do pavilhão da agricultura familiar. Os recursos vêm do Ministério da Agricultura (R$ 1,46 milhão) e do Estado (R$ 1,63 milhão).
O que ainda segue são as negociações para o novo contrato com o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Estado (Simers). E é desse desfecho que dependem as obras para a contenção do dique do Arroio Esteio, iniciativa fundamental para não entrar água nos planos de bons negócios, seja na Expointer ou em qualquer época do ano.