Parece hóquei, mas é com cavalo e uma bola com alças de couro. E antigamente era um pato mesmo, vivo, o "objeto" arremessado para dentro do circulo que caracteriza o gol. Depois dessa breve explicação, fica o alerta para que as famílias do Sul do Estado se agendem para acompanhar uma curiosa atração do próximo domingo. O primeiro campeonato do Jogo do Pato será realizado durante a Expofeira de São Lourenço do Sul.
O objetivo das equipes, compostas de quatro ginetes cada, é fazer a cesta em um arco com um metro de diâmetro e fixado a 2,70 metros de altura. O competidor deve conduzir a bola sempre com a mão direita, sendo permitido o uso da esquerda apenas para capturá-la. O jogador com a posse da bola tem o direito de passagem e não pode ser atravessado (o adversário pode tentar desarmar o oponente apenas no sentido paralelo e na mesma direção).
Além disso, as infrações graves, em qualquer lugar do campo, podem ser punidas com pênalti. De acordo com João Alberto Rocha, um dos organizadores, a ideia é atrair mais adeptos para a modalidade:
- Nesta competição teremos seis equipes, pelo menos. Por enquanto, só tivemos equipes da região, mas futuramente queremos atrair gente de todo o Estado.