Com competidores gaúchos, catarinenses, paranaenses e do Distrito Federal, a classificatória ao Freio de Ouro 2013 em Camaquã confirmou a tradição do município na criação de cavalos crioulos. A 8ª etapa do ciclo, realizada neste fim de semana, classificou oito conjuntos para a grande final, durante a Expointer, em Esteio.
Entre as fêmeas, a Freio de Prata e Melhor Exemplar da Raça na Expointer 2012, Oraca do Itapororó, liderou do início ao fim. A égua gateada, exposta por Aldo Vendramin e montada por Fábio Silveira, começou a prova com média morfológica de 9,533 e encerrou com a nota final 21,929.
Nos machos a primeira posição ficou com Orelhano Ico, exposto por Thiago Cabau e montado por Charles Fagundes. O cavalo rosilho mouro alternou posições com os animais da ponta desde as primeiras fases funcionais e, nas fases finais de mangueira e campo, conseguiu alcançar a ponta com a nota final 20,021.
A classificatória de Camaquã contou com a participação total de 24 concorrentes entre as fêmeas e 20 nos machos.A supervisão das provas é da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Na próxima semana, entre os dias 20 e 24, o classicatória chega a Cruz Alta, no Noroeste gaúcho.
Classificados à final do Freio de Ouro
Fêmeas
1º Lugar
Oraca do Itapororó, Estância Vendramin, de Palmeira (PR). Ginete Fábio Teixeira da Silveira. Nota final: 21,929
2º Lugar
Entonada da Maior, Cabanha Maior, de Painel (SC). Ginete Cézar Augusto Schell Freire. Nota final: 21,121
3º Lugar
Descoberta do Capão Redondo, Cabanha Capão Redondo, de Barra do Ribeiro (RS). Ginete Jardel Pereira. Nota final: 19,623
4º Lugar
Relva Cala Bassa, Cabanha Cala Bassa, de Bagé (RS). Ginete Marcelo Rezende Móglia. Nota final: 19,543
Machos
1º Lugar
Orelhano Ico, Cabanha Dothi, de Figueira (PR). Ginete Charles Fagundes. Nota final: 20,021
2º Lugar
DKP Coiote, Haras Anchieta, de Brasilia (DF). Ginete Cézar Augusto Schell Freire. Nota final: 19,852
3º Lugar
Obediente do Galpão Grande, Cabanhas Cola Crioula, Guabiroba e Rossatto, de Pantano Grande, Tapes e Curitiba (PR). Ginete Antonieto Rosa. Nota final: 19,418
4º Lugar
Ulisses 350 Maufer, Cabanha Todos os Santos, de Capão da Canoa (RS). Ginete Everton de Deus Valim. Nota final: 19,339