A agricultura familiar tem um papel importante na região Sul e no Brasil como um todo. De acordo com o último Censo Agropecuário, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017, a categoria representa 77% dos estabelecimentos agrícolas do País.
Realizada desde 2001, a Expoagro Afubra é a maior feira sobre o tema. Ela reúne uma série de informações sobre culturas, insumos, equipamentos, máquinas e serviços até inovação, mercado, tecnologia, programas governamentais e políticas públicas.
Após ficar dois anos sem ser realizada presencialmente (por conta da pandemia de covid-19), a feira se prepara para celebrar sua edição comemorativa de 20 anos a partir de 23 de março, no município de Rio Pardo (RS). Patrocinada por marcas como Sicredi, Husqvarna, Syngenta e Banrisul, a Expoagro Afubra se estende até o dia 26.
– A agricultura familiar, em sua essência e origem, sempre produziu as necessidades básicas, principalmente em termos de alimentos da família. Hoje, produz a maior parte do alimento de nosso mercado interno brasileiro, representando uma grande força de trabalho em termos sociais – explica o engenheiro agrônomo e coordenador geral da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles.
Acesse o site da Expoagro Afubra para conferir a programação completa do evento
Expoagro Afubra
A programação de quatro dias da Expoagro Afubra é intensa, com atividades para produtores rurais de pequeno, médio e grande porte, que podem ampliar seus horizontes e trocar ideias com técnicos e profissionais da área.
A Emater/RS-Ascar, por exemplo, traz uma série de ações diárias, realizadas no Espaço Casa da Emater e baseadas no tema “Inovação e Tecnologias da Informação e Comunicação”. A partir dessa proposta, profissionais da área abordam temas relacionados a assuntos como agroindústria familiar, apicultura, artesanato rural, bovinocultura de leite, floricultura, piscicultura, turismo rural e muito mais.
– O propósito da Emater na feira é mostrar alternativas de diversificação das atividades produtivas nas propriedades rurais e estimular a permanência do jovem no meio rural, com renda e qualidade de vida. Isso ajudará a levar desenvolvimento para o interior do estado – diz o coordenador da Casa da Emater na Expoagro Afubra, Mathias Streck.
Várias unidades da Embrapa também participam do evento promovendo compartilhamento de informações e atividades. Neste ano, uma das novidades apresentadas é a batata BRS F183 Potira. Lançada em 2021, a variedade tem dois propósitos (indústria e in natura) e apresenta alto potencial produtivo – mais de 50 toneladas por hectare. Além disso, seu teor de 21% de matéria seca confere maior rendimento industrial, qualidade de fritura e versatilidade de uso.
– A Expoagro Afubra representa ideias para investimentos e oportunidades de negócios para o produtor, alavancando o desenvolvimento rural. É um evento imperdível, que proporciona um choque técnico e cultural. São nesses momentos que o produtor avança na qualificação dos seus sistemas produtivos e na sua vida como um todo – ressalta o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), Roberto Pedroso de Oliveira.
Para o especialista, conhecer novos insumos, equipamentos e práticas de cultivo é muito importante para a transformação do campo. Há também a parte da confraternização, já que os visitantes se encontram com outras pessoas que estão fazendo trabalhos semelhantes ou diferentes. Tudo isso ajuda a abrir a mente para novas iniciativas e a consolidar as já existentes.
– Sentimos que os agricultores estão necessitando de informações que atendam às necessidades em suas propriedades em um momento de fortes mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus. Portanto, nossa expectativa é a retomada da feira, com o parque muito bem preparado por todos expositores e com ampliação do pavilhão da Agricultura Familiar e do trevo na rodovia, dando mais segurança na entrada – finaliza Dornelles.
Siga a Afubra no Instagram e fique por dentro de novidades relacionadas ao agronegócio