Já é impossível negar que tudo caminha para o digital há um bom tempo. É uma transformação sem volta. No entanto, ninguém imaginaria que tantas novas soluções chegariam tão rápido na palma da mão do agricultor. De fato, empresas estão (im)plantando tecnologia e colhendo inovação nas mais diversas áreas da agricultura.
Para conhecer as novidades do setor, providas pela empresa líder em proteção de cultivos no mundo, conversamos com Ronaldo Giorgi, Head LATAM de Agricultura Digital da Syngenta, a qual anunciou recentemente que irá destinar US$ 2 bilhões ao longo dos próximos cinco anos para ajudar os agricultores a se preparar e enfrentar as crescentes ameaças causadas pelas mudanças climáticas, que têm afetado diversas regiões do mundo. O investimento apoia o compromisso assumido pela empresa de oferecer pelo menos duas soluções tecnológicas disruptivas ao mercado a cada ano, até 2025.
Syngenta Digital
Segundo Giorgi, a chamada “Agricultura 4.0” está a pleno vapor e a Syngenta já vem trabalhando com frentes digitais desde 2015, com grande protagonismo no mercado e com foco total na sustentabilidade global. Como o agro é uma atividade suscetível a uma série de variáveis climáticas e geográficas, os desafios a serem superados diariamente por produtores são muitos.
Por isso, a empresa inaugurou, em 16 de junho, uma estrutura global para fortalecer seus avanços na agricultura digital: a Syngenta Digital. Sua plataforma de produtos e serviços, intitulada de Cropwise, traz uma gama de ferramentas para solucionar desafios por meio diversas soluções que trabalham, por exemplo, com inteligência artificial. Tal plataforma também nasce com o objetivo de ampliar o acesso por parte de pequenos e médios produtores às mais inteligentes e modernas ferramentas de gestão e monitoramento de plantios.
Devido ao peso para o segmento agrícola e ao seu pioneirismo na área, o Brasil foi o primeiro país da multinacional a sediar a implementação do projeto. Segundo Ronaldo Giorgi, “O diferencial sustentável do Brasil está muito avançado no agro, com os mais diversos movimentos, envolvendo desde os grandes até os pequenos produtores. Em breve, todos os países devem receber a iniciativa global.”
Nos últimos anos, a Syngenta conduziu diversas aquisições globais no segmento digital, que atendiam especificamente às geografias onde haviam surgido. Por meio da criação da Syngenta Digital, será possível integrar essas diferentes soluções na plataforma Cropwise, em benefício dos agricultores de diversas partes do mundo. Com este foco de agregar contínuo valor ao campo, a empresa seguirá buscando parcerias que se somem à plataforma recém-criada.
Sustentabilidade
Segundo Giorgi, o fortalecimento da estrutura digital da companhia se conecta à nova fase de seu Plano de Agricultura Sustentável, o Good Growth Plan, divulgado globalmente nesta terça-feira (30/06), uma vez que o avanço de soluções tecnológicas contribui para uma gestão mais sustentável de lavouras ao redor do mundo. O Plano é composto por quatro metas específicas:
· Acelerar a inovação para os agricultores e a natureza
· Trabalhar para que a agricultura seja neutra em carbono
· Promover a segurança e a saúde das pessoas
· Parcerias de impacto
Cropwise: a plataforma que une tecnologia e inovação para uma “colheita inteligente”
O lançamento da Cropwise conta com dois tipos principais de produtos, o Cropwise Protector e o Cropwise Imagery:
Cropwise Protector: esta ferramenta realiza, atualmente, o monitoramento de mais de 4,5 milhões de hectares, em mais de 3 mil propriedades de diversas culturas no Brasil: soja, milho, algodão, cana, café, hortifruti, entre outros. O Protector promove a automação para o processo de tomada de decisão, a fim de o produtor saber exatamente o que está acontecendo em toda a propriedade, o que antes era feito com papel e caneta.
O sistema usa geolocalização, para registrar todos os dados da lavoura, entregando ao produtor um mapa completo de cada área da plantação. A solução colabora com a sustentabilidade da produção, uma vez que é possível definir o uso dos defensivos de forma mais precisa. As análises, mapas e gráficos são gerados com base no monitoramento digital e permitem que o produtor aja com rapidez e precisão sobre os indicadores e eventos que trazem risco à lavoura.
Cropwise Imagery: totalmente integrado ao Protector, é a evolução do sensoriamento remoto por satélite da Syngenta. Realiza o processamento de imagens via satélite (mais comum), drones e aviões para identificar áreas com potenciais problemas. Assim, é possível tomar providências assertivas e saber o que de fato está acontecendo de qualquer lugar. Também há outros produtos em desenvolvimento para integrar o portfólio e tornar ainda mais completo e eficaz todo o processo.
Um exemplo de outra frente de tecnologia que está sendo desenvolvida pela Syngenta Digital diz respeito à contagem de estande, utilizando a inteligência artificial para deixar o processo de coleta de dados no campo mais simples, ao realizar automaticamente o reconhecimento e a contagem das plantas a partir da análise das fotos da lavoura. Este processo conta com maior precisão nas avaliações, além de dispensar a apuração manual, gerando menos desgaste às equipes de campo.
“É preciso tornar a ferramenta o mais acessível possível, olhando para cada necessidade do campo e do agricultor. Enxergar cada um como um grande parceiro”, destaca o executivo. A Cropwise uniu tecnologias do mundo todo, que possuem diferentes geografias, cruzando os dados e tornando ainda mais completa a plataforma, o que traz um resultado final muito mais eficiente. Afinal, cada região tem suas diferentes particularidades.
Strider
Neste processo, todos os profissionais da Strider foram incorporados à Syngenta Digital, que mantém a expertise e o relacionamento construído durante anos com diversos produtores de todo o Brasil. “Faremos, inclusive, novas contratações para a unidade de Belo Horizonte, onde nasceu a agtech, precisamente porque o nosso objetivo é fortalecer e expandir a frente de soluções digitais no Brasil”, acrescenta Giorgi.
De acordo com o executivo, um dos principais atributos da Syngenta Digital e de seu portfólio Cropwise é o fortalecimento da parceria com o agricultor, base fundamental para todos os negócios da empresa. “A agricultura não se faz sozinha. Desde a sua fundação, a Syngenta se une à grande comunidade do campo para colocar-se no protagonismo da evolução do digital no agronegócio. A agricultura digital só é possível por meio de alianças de confiança, que construímos dia a dia, acompanhando o produtor em todas as etapas e necessidades inerentes à sua jornada. Esta nova fase simboliza a união com agricultores, revendas, cooperativas, parceiros e colaboradores, sem os quais não é possível trilhar os novos caminhos necessários para o desenvolvimento sustentável da prática agrícola”, sublinha.
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