Um mergulhador ficou de frente com um tubarão branco durante uma pesca subaquática de lagostins na Austrália. Tim Ryan filmou a aproximação do animal (veja vídeo abaixo) enquanto aguardava o amigo Andy Nelson, que também estava em busca dos crustáceos. As informações são do jornal O Globo.
O pescador acredita ter escapado do animal por ter seguido quatro passos de como reagir diante dessas situações. Para a mídia australiana, Ryan contou como prosseguiu:
— Obviamente, você não deve bater os braços ou as pernas e se tornar atraente para o animal. Você tem que manter contato visual com ele o tempo todo ou ele virá até você. Você tem que permanecer na posição vertical na água. E você tem que manter sua respiração e frequência cardíaca baixas. Acho que fiz todas essas coisas.
Segundo Ryan, o tubarão de cerca de quatro metros o rondou por cerca de cinco minutos. Neste período, o amigo Andy Nelson permaneceu próximo de uma pequena caverna subaquática.
— "Don, don, don, don" literalmente e hilariamente surgiu na minha cabeça quando vi o tubarão aparecer — contou Ryan, em referência à trilha sonora do filme Tubarão (1975), de Steven Spielberg.
O mergulhador relatou, ainda, que o animal chegou tão perto que seria possível tocá-lo. O animal nadou por cima da cabeça de Ryan e ao seu lado. O mergulhador acredita que o tubarão tenha se assustado com a chegada de Andy Nelson.
— Foi só no final, quando Andy saiu da caverna, tendo uma segunda pessoa na água, o assustando — lembrou.
Ele disse também que não conseguia mais ver o animal na água quando notou que estava com nível baixo de oxigênio. O retorno para a superfície foi "horrível", pois não sabia mais onde estava o tubarão e tinha o receio de ficar sem ar.
Apesar do susto, Ryan afirma que "caiu na gargalhada" ao chegar no barco de apoio.