Com rajadas de vento sustentadas de 110 km/h, Milton foi reclassificado para ciclone pelo Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos e segue se afastando da costa da Flórida. O anúncio foi realizado no fim da tarde desta quinta-feira (10), no último boletim divulgado sobre o episódio. Com o fim da ameaça, parques de Orlando devem reabrir nesta sexta-feira (11).
Após Milton causar pelo menos 10 mortes, inundações e destruição em território norte-americano, o NHC suspendeu todos os alertas de tempestades e tempestades tropicais relacionados a ele.
O fenômeno, que passou entre as costas oeste a leste da Flórida, segue afastando-se da costa do Estado. No fim da tarde desta quinta estava localizado a cerca de 335 quilômetros a nordeste da Ilha Great Abaco, ao norte das Bahamas, e estava se movendo para o leste, a 33 km/h. Ele deve continuar se enfraquecendo, conforme o NHC. Durante a semana, chegou a atingir a categoria 5.
Com ventos de 205 km/h, Milton tocou o solo da costa oeste da Flórida por volta das 21h30min de quarta-feira (9), no horário de Brasília, ainda como tempestade de categoria 3. Logo após, foi rebaixado para a 2.
Retomada
Após uma avaliação dos efeitos de Milton, os parques temáticos da Flórida, incluindo os da Walt Disney World, Universal Orlando e SeaWorld, planejam reabrir nesta sexta-feira (11).
O Aeroporto Internacional de Orlando, o sétimo mais movimentado do país e o de maior em volume de tráfego da Flórida, planeja retomar as chegadas domésticas esta noite e as partidas na manhã de sexta. O aeroporto interrompeu as operações comerciais ontem (9).