Moradores de Porto Alegre tiveram mais um dia com céu cinza e pouca visualização do Sol nesta quarta-feira (11). A previsão é que a chuva que inicia nesta quinta contribua para afastar temporariamente a fumaça.
A pluma, uma espécie de conjunto de nuvens de fumaça, com vestígios das queimadas que acontecem em outros Estados e e em países vizinhos circula na atmosfera do Rio Grande do Sul e tem impacto direto na qualidade do ar.
Diante desse cenário, a Secretaria da Saúde de Porto Alegre (SMS) divulgou nesta terça-feira, recomendações para proteger a população dos efeitos nocivos da fumaça.
Entre as orientações da SMS para a população está beber mais água e líquidos, ficar menos tempo em ambiente aberto e manter portas e janelas fechadas para diminuir a entrada da poluição externa.
Os gaúchos também têm observado outro fenômeno: a chuva preta. O evento é causado por fuligem e partículas de fumaça provenientes de queimadas e incêndios florestais, que se misturam à água da chuva. O sol avermelhado por causa da fumaça é outra consequência que tem ocorrido nos últimos dias na Capital.