O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a atuação de onda de calor sobre uma faixa da metade norte do Rio Grande do Sul. O fenômeno, que atinge municípios da Serra, Missões, Norte e Noroeste desde o meio-dia de domingo (8), deve seguir até terça-feira (10).
No final da manhã desta segunda (9), o Inmet aumentou o grau de severidade e estendeu o alerta para onda de calor em faixa da metade norte do RS.
Conforme o instituto, há "perigo potencial" de temperatura até 5ºC acima de média em regiões próximas da divisa com Santa Catarina e da fronteira com a Argentina. A elevação dos termômetros representa "leve risco à saúde", diz o comunicado.
Um dos municípios que já sente os efeitos da onda de calor é Erechim, no norte do Estado, onde os termômetros ultrapassaram os 30ºC no domingo (8). Em meio ao inverno, a máxima desta segunda-feira (9) deve chegar aos 31ºC no município.
Na Serra, a máxima de Caxias do Sul deve variar entre 28ºC e 31º no período entre segunda e quarta-feira. Em Giruá, na Região Noroeste, os termômetros devem subir ainda mais e alcançar os 32ºC nesta segunda-feira.
Durante o período de vigência do alerta, recomenda-se evitar exposição ao sol e atividades físicas entre às 13h e 16h, além de aumentar a ingestão de água para manter-se hidratado.