O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu a duração e aumentou para “perigo” o grau de severidade do alerta de onda de calor que abrange faixa da metade norte do Rio Grande do Sul. Até a manhã desta segunda-feira (9), o aviso era amarelo e indicava “perigo potencial”.
O alerta indica que a temperatura deve ficar até 5ºC acima da média em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo, no Mato Grosso do Sul, em Rondônia e em parte do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e do Mato Grosso.
No território gaúcho, a condição ocorrerá em municípios como Bom Jesus, Erechim, Palmeira das Missões, Cerro Grande, Frederico Westphalen, Giruá, Getúlio Vargas, Lagoa Vermelha, Horizontina e Santa Rosa.
O aviso teve início no domingo (8) e será válido até as 23h59min de quinta-feira (12). Conforme o Inmet, a condição oferece risco à saúde.
Erechim, no norte do Estado, é um dos municípios que já sente os efeitos da onda de calor. No domingo (8), os termômetros ultrapassaram os 30ºC na cidade. Em meio ao inverno, a máxima desta segunda (9) deve chegar aos 31ºC.