Dois alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam declínio de temperatura em todo o território do Rio Grande do Sul entre a madrugada desta sexta-feira (5) e as 8h de sábado (6). Somado ao aviso laranja emitido anteriormente, um novo alerta amarelo indica termômetros entre 3ºC e 5ºC em novas regiões do Estado, considerando município das regiões Metropolitana, Central e na fronteira com Santa Catarina.
Municípios da Região Sul, Campanha e parte da Fronteira Oeste estão em alerta laranja, o que indica situação de perigo, e podem registrar queda de até 5ºC na mínima dos termômetros. Nas regiões Metropolitana, Litoral Norte, Serra e parte da área Central e da divisa com Santa Catarina, o aviso amarelo aponta "risco potencial", com possibilidade de temperatura entre 3ºC e 5ºC. Desta forma, o declínio de temperatura pode afetar todo o território gaúcho. Ambos os alertas apontam risco à saúde.
O frio intenso abre possibilidade, ainda que baixa, de neve em municípios nas regiões mais altas da Serra. O final de semana dos gaúchos ainda deve ser marcado por chuva em todo o RS e geada nas regiões que integram o alerta laranja, devido à massa de ar polar vinda da Argentina.
— A combinação de chuva, excesso de nuvens, sem sol ou com pouco sol, e a entrada de ar frio de origem polar vão dificultar muito a elevação da temperatura. O Rio Grande do Sul vai ficar sob influência de ar polar por vários dias e a sensação de frio será grande — explicou a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.
Risco de inundação
Com a previsão de chuva durante o final de semana, a Defesa Civil do RS alertou para a possibilidade de inundação, com risco de rápido aumento do nível de rios, arroios e córregos que integram as bacias Mampituba e Tramandaí, além de trechos das bacias Gravataí, Sinos, Caí, Taquari-Antas e Apuaê-Inhandava. O alerta tem vigência até o próximo domingo (7).
O aviso é válido para municípios do Litoral Norte, parte da Serra e Região Metropolitana. Ainda há alerta de cheia em arroios de municípios do norte do Estado e parte da Região dos Vales, classificadas em amarelo no aviso.