A segunda-feira começou com chuva em boa parte do Rio Grande do Sul. Em alguns municípios, os volumes podem chegar a 60 milímetros nas próximas 48h. A partir de quarta-feira (29), o sol deve voltar a brilhar no Estado. No entanto, no sábado (1°) uma nova frente fria chega e deve provocar instabilidade.
Na segunda-feira (27), há chance de chuva a qualquer hora do dia na Campanha, Sul, Região Metropolitana, Centro, Região dos Vales, Serra, Norte e Litoral Norte. Nestes locais, a chuva pode ser mais forte e há risco de temporais.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco alertas para risco de chuva e vento costeiro no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (27). Dois deles já estão ativos, enquanto três iniciam às 21h. Os avisos laranja e amarelos – indicando perigo e perigo potencial, respectivamente – abrangem diferentes regiões do território gaúcho.
Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande estão entre as cidades gaúchas que devem ter chuva intensa e rajadas de vento acima de 90 km/h, provocadas pela formação de um ciclone extratropical na costa do Estado.
De acordo com Patrícia Cassoli, meteorologista da Climatempo, o fenômeno está se formando na costa, mais perto da metade norte do Rio Grande do Sul. De toda forma, seu processo de formação será responsável tanto pela chuva quanto pelo vento em toda a metade leste do Estado.