Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande estão entre as cidades gaúchas que devem ter chuva intensa e rajadas de vento acima de 90 km/h, provocadas pela formação de um ciclone extratropical na costa do Estado. A previsão de temporais fez inclusive com que a Capital e os dois municípios da Região Sul suspendessem suas atividades escolares nesta segunda (27) e terça-feira (28).
De acordo com Patrícia Cassoli, meteorologista da Climatempo, o fenômeno está se formando na costa, mais perto da metade norte do Rio Grande do Sul. De toda forma, seu processo de formação será responsável tanto pela chuva quanto pelo vento em toda a metade leste do Estado – abrangendo a extensão da faixa litorânea, região metropolitana de Porto Alegre, Serra, Vales e Sul.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador Eduardo Leite também falou sobre a formação do ciclone, informando que, conforme a Sala de Situação do Estado, o volume de chuva não será responsável por forte elevação do nível dos rios ou do Guaíba, por exemplo:
— Mas municípios que já estão com os seus sistemas de drenagem muito impactados, como é o caso aqui de Porto Alegre e de municípios da região, podem ter transtornos significativos por conta da chuva que vamos ter nesta segunda-feira e também em uma parte da terça-feira. Também na região Sul, municípios como Pelotas, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Rio Grande, que já têm a lagoa invadindo várias localidades, podem ter transtornos um pouco maiores nesta segunda-feira.
Para Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, a previsão para esta segunda é de tempo nublado, com chuva a qualquer hora do dia e possibilidade de temporais. Na Capital, o acumulado ficará em torno de 50 milímetros. Em Rio Grande, será um pouco mais: 60 milímetros. Em Pelotas, são esperados 45 milímetros.
Nas três cidades, os temporais podem vir acompanhados de vento acima de 90 km/h. A qualquer momento, também podem registrar rajadas entre 51 km/h e 70 km/h.
As previsões fizeram com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitisse três alertas de chuva intensa nesta segunda. Um deles é válido até as 18h e abrange as regiões Sudoeste, Noroeste, Centro, Metropolitana, Sudeste, Nordeste e Serra. Outro dura até 21h e cita região metropolitana de Porto Alegre, Sudoeste, Sudeste, Nordeste e Serra. O terceiro é especificamente para o sudeste e o sudoeste do Rio Grande do Sul, com início às 21h desta segunda e término às 3h de terça.
Segundo a Climatempo, na terça-feira (28), a chuva deve diminuir. Pelotas e Rio Grande seguem com previsão de tempo nublado e chuva a qualquer hora, mas os volumes esperados são bem menores: 12 milímetros e 10 milímetros, respectivamente. Em Porto Alegre, o dia começará nublado e com chuva, mas a partir da tarde a condição é apenas de garoa. Estão previstos cinco milímetros.
As rajadas de vento, contudo, devem permanecer intensas em toda a faixa Leste, variando entre 71 km/h e 90 km/h. Mas, em Pelotas, o vento pode superar os 90 km/h a qualquer hora do dia.
Patrícia ressalta que o ciclone começa a se afastar para o oceano a partir de quarta-feira (29), quando o sol volta a brilhar em todas as regiões.
Suspensão das aulas
A suspensão das aulas na rede pública e privada da Capital nesta segunda (27) e na terça-feira (28) foi determinada pela prefeitura de Porto Alegre no início da tarde de domingo (26). Depois da orientação, o governo do Rio Grande do Sul também decidiu suspender as atividades na rede estadual da Capital. O Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS) orientou, no início da noite, que as instituições particulares também suspendam suas aulas. As atividades devem ser retomadas na quarta (29).
Em Rio Grande, as aulas na rede estadual foram suspensas na segunda e na terça. Em Pelotas, as atividades das instituições estaduais também foram suspensas nesses dois dias, mas, na rede municipal, seguem interrompidas por tempo indeterminado.
Cidades da Região Metropolitana também estão com aulas suspensas. Confira:
- Cachoeirinha: sem aulas na rede municipal e estadual. Escolas estarão abertas para acolhimento.
- Gravataí: aulas suspensas nas redes municipal e estadual.
- Canoas: aulas suspensas na rede municipal (até 31 de maio) e estadual (nesta segunda)
- Alvorada: aulas suspensas na rede municipal (turno da manhã) e na estadual (nesta segunda)
- Nova Santa Rita: aulas suspensas na rede estadual.