Vídeos captados por observatórios do RS mostram sequências de descargas elétricas que marcaram os céus do estado durante a madrugada desta sexta-feira (15).
Em Santa Maria, na Região Central, um vídeo registrado pelas câmeras do Bate-Papo Astronômico mostra uma sequência de mais de 160 raios durante as primeiras horas da madrugada.
Fabricio Côlvero, diretor do projeto, explica que as descargas elétricas são detectadas por radiofrequência, em uma distância de até 40 km do sensor, instalado no Santa Maria Tecnoparque, e as imagens são capturadas por duas câmeras.
Sprites na Fronteira
Já na fronteira entre Uruguai e RS, câmeras do Observatório Heller & Jung captaram imagens de sprites – como são chamadas grandes descargas elétricas verticais que aparecem na mesosfera (entre 50 a 90 km de altitude) como flashes avermelhados.
Geralmente, essas descargas elétricas têm formas que lembram águas-vivas e são desencadeados por relâmpagos.
Após calor recorde, chuva
O calor que atingiu temperatura recorde neste verão no Rio Grande do Sul deu lugar à chuva no estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para tempestade em todo Estado nesta sexta-feira (15).
A sexta-feira vai ser de chuva em cidades como Uruguaiana, Bagé, Pelotas e Santa Cruz do Sul. Nas outras regiões do estado, como na Região Metropolitana de Porto Alegre, a previsão é de pancadas de chuva a partir da tarde.
O calor começa a diminuir à medida que a chuva ganha força. As máximas não devem passar de 29°C em Santa Maria e Uruguaiana. No Norte do estado, onde não deve chover, os termômetros podem chegar aos 33°C.