Prevista pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para ocorrer até a virada de sexta-feira (17) para sábado (18), a onda de calor que persiste no país, teve mais um capítulo nesta quarta-feira (15). Atingindo, principalmente, as regiões do Centro-Oeste e do Sudeste, o aquecimento fez com que as marcas mais altas do dia fossem registradas em Minas Gerais. O município de São Romão marcou 43,4ºC.
Também em Minas Gerais, Unaí registrou 42,6ºC. Alcançando 42,1ºC, Arinos e Carumbá, no mesmo Estado, ocuparam a terceira posição em calor no país. Confira os demais municípios apontados como com temperatura mais alta na lista no final da matéria.
Para esta quinta-feira (16), a Climatempo prevê mais um dia de temperatura extrema para Cuiabá, com máximas que podem chegar a 43°C. No Rio de Janeiro e em Teresina, no Piauí, 40°C. Já, em São Paulo, os 38°C previstos, se confirmados, representarão a maior temperatura local para 2023 (recorde atual é 37,7°C em 13 e 14 de novembro) e o calor mais intenso já registrado na capital paulista desde 1943.
Por que tanto calor?
De acordo com a Climatempo, o Brasil ficou mais quente nos últimos meses devido a uma combinação de fatores. Um deles é o fenômeno El Niño, sentido desde o fim do outono e que favorece o aumento da temperatura e o excesso de chuva.
A alteração da circulação do vento que dificulta a mistura do ar frio polar com ar quente tropical, predominante sobre o país, também contribui para o calor.
Segundo o Inmet, no Brasil, muito provavelmente o ano de 2023 será o mais quente desde a década de 1960.
Maiores temperaturas no Brasil nesta quarta-feira:
- São Romão/MG: 43.4 °C
- Unaí/mg: 42.6 °C
- Arinos/MG, Corumbá/MS 42.1 °C
- Cuiabá/MT: 41.8 °C
- Porto Murtinho/MS, Porto Estrela/MT, Janaúba/NovaPorteirinha/MG: 41.4°C
Capitais com previsão de temperatura mais alta na quinta-feira (16) segundo a Climatempo:
- Cuiabá/MT: 43°C
- Rio de Janeiro/RJ: 40°C
- Teresina/PI: 40°C
- Campo Grande/MS: 38°C
- São Paulo/SP: 38°C
- Goiânia/GO: 38°C
- Manaus/AM: 38°C
- Porto Velho/RO 38°C
- Belo Horizonte/MG: 37°C
Fonte: Inmet/Climatempo