Um filhote de baleia-franca foi encontrado morto na segunda-feira (14), na Praia da Joaquina, em Florianópolis, Santa Catarina. O animal apresentava, entre outros, um ferimento na região da cabeça, o que possivelmente ocorreu por causa do impacto contra um barco, conforme avaliação da R3 Animal, uma ONG dedicada ao resgate, reabilitação e reintrodução de animais silvestres à natureza.
A análise do procedimento de necropsia, feito por médicos veterinários e biólogos, constatou que o filhote apresentava ferimentos em diversos pontos do corpo (veja vídeo abaixo).
— Nós encontramos lesões na cabeça e no dorso do animal, hematomas que muito provavelmente foram causados por colisão com embarcação de grande porte — , diz Cristiane Kolesnikovas, médica veterinária e presidente da R3 Animal.
Após necropsia, a baleia-franca foi enterrada na Praia da Joaquina. Amostras biológicas do animal foram levadas ao laboratório da R3 Animal para análises e avaliação dos tecidos e outros órgãos.
Segundo Cristiane, esse foi o terceiro filhote de baleia-franca encalhado registrado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos no litoral de catarinense em 2023. O primeiro foi localizado na Praia da Barra da Ferrugem em julho. O segundo na Praia da Vila, em agosto.