Após atuação do ciclone extratropical sobre o Estado desde a noite de quarta-feira (12), o fenômeno avança para o mar e a sexta-feira (14) é marcada pelo tempo estável. A entrada de uma massa de ar polar baixa as temperaturas em todas as regiões. Porém, a neve que era esperada para a madrugada desta sexta-feira, nas cidades de São José dos Ausentes e Bom Jesus, na Serra, não ocorreu.
Na Região Metropolitana de Porto Alegre e Leste gaúcho a chuva pode aparecer, mas ao longo do dia o sol predomina.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), às 8h, a cidade de Vacaria, na Serra, registrou temperatura de 3,1ºC com sensação térmica de - 1,7ºC; Bagé, na Campanha, registrou mínima de 3,5ºC com sensação térmica de - 0,3ºC; em Erechim, no Norte do Estado, teve mínima de 4,0ºC com a sensação de -0,1ºC; Em Porto Alegre a mínima registrada foi de 9,4º C com sensação de 6,6ºC.
Segundo a Climatempo há risco de geada em pontos isolados da faixa sudoeste. E também para ressaca em todo o litoral, com ondas de 4,5 metros de altura.
No sábado (15), a alta pressão avança sobre o Estado deixando o tempo firme e as baixas temperaturas seguem por todo o final de semana. Há chances de geada para toda faixa do Centro Norte e formação de nevoeiro nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado.
Menores temperaturas registradas nesta sexta no RS:
- Vacaria: 3,1ºC (com sensação térmica de -1,7ºC)
- Canguçu: 3,1º (com sensação térmica de -0,7ºC)
- Herval: 3,3ºC (mesma sensação térmica)
- Santa Rosa: 3,4ºC (sem medição de sensação térmica)
- Bagé: 3,5ºC (com sensação térmica de -0,3ºC)
- Cambará do Sul: 3,5ºC (com sensação térmica de -1,4ºC)
- Caçapava do Sul: 3,5ºC (sem medição de sensação térmica)
- Santo Augusto: 3,6ºC (com sensação térmica de 0,1ºC)
- Pinhal da Serra: 3,8º (sem medição de sensação térmica)
- Lagoa Vermelha: 3,9ºC (com sensação térmica de -0,9ºC)
Fonte: Climatempo / Inmet