Um vídeo divulgado pelo site Windy mostra o comportamento do ciclone extratropical que chegou no sul do Brasil nesta quinta-feira (15). Nas imagens, é possível ver o avanço das massas de ar frias e secas (cores frias) avançando sobre as massas de ar quentes e úmidas (cores quentes).
Assim como os demais tipos de ciclones, esse fenômeno cria um movimento de ar convergente para o seu centro em decorrência do encontro das massas de ar quentes e úmidas com as frias e secas.
Pela previsão, o fenômeno continuará ativo nos próximos dias, mas o período de maior risco de vento forte e intenso foi entre esta madrugada e o começo da manhã de sexta-feira. Nas imagens, é possível ver o ciclone avançando de leste para oeste, rumo ao continente e perto da costa.
O instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão ligado ao Ministério da Agricultura e da Pecuária (Mapa), emitiu um alerta válido para a Região Metropolitana de Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte e para o sul de Santa Catarina entre as 15h desta quinta-feira (15) e as 15h de sexta-feira (16). De acordo com o órgão, cidades dessas localidades poderão registrar mais de 60 milímetros de chuva por hora, com acumulados superiores a 100 milímetros durante o período. Além disso, são esperadas rajadas de vento superior a 100km/h.
Prejuízos
Durante esta madrugada, o fenômeno ficou mais intenso no Rio Grande do Sul, provocando alagamento, bloqueio de estradas, cancelamento de voos, falta de luz, entre outros prejuízos.
As regiões mais atingidas até o momento são o Litoral Norte, a Serra Gaúcha, o Vale dos Sinos, Caí, Paranhanha e Região Metropolitana. Nessas localidades foram registrados inundações, deslizamentos de terra e quedas de árvores e postes.
Além disso, segundo balanço da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE Equatorial), 386 mil clientes estão sem luz. Somados aos 74 mil da área da Rio Grande Energia (RGE), são 460 mil clientes sem energia elétrica no Estado
Em Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou pelo menos 22 pontos com quedas de árvores.