A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) do Rio Grande do Sul publicou nesta quinta-feira (4) um aviso hidrometeorológico, destacando o risco de chuvas volumosas e cheia nos rios nos próximos dias. O alerta vale desta sexta-feira (5) até o domingo (7). Conforme a Sema, as más condições do tempo se devem ao avanço de uma área de baixa pressão atmosférica e posterior formação de uma frente fria.
Para esta sexta-feira, há risco de temporais com eventual queda de granizo e rajadas de vento (50 e 80 km/h) em áreas da Metade Norte, mas principalmente transtornos associados a chuvas moderadas a fortes em um curto espaço de tempo. Os volumes devem variar entre 60 e 80mm, podendo atingir pontualmente os 120mm, especialmente na faixa entre o Noroeste, Missões, Centro, Vales, Região Metropolitana e pontos da serra gaúcha ao Litoral Norte.
No sábado (6), as chuvas continuam atuando sobre o Estado, ainda com risco de temporais isolados na Metade Norte e com acumulados significativos (40 a 70mm) na faixa entre o Noroeste, Centro, Vales e leste gaúcho.
No domingo, a formação de uma frente fria reforça novamente as instabilidades sobre o Rio Grande do Sul, com risco de tempestades e chuva forte na maioria das áreas. Ainda há condições para volumes elevados (30 e 60mm) na região das Missões e centro do Estado. A tendência é de que na segunda-feira (8), as chuvas ainda atuam em áreas da Metade Norte e região sul do Estado, mas perdem força gradualmente à medida que a frente fria se afasta.
Situação dos rios
A condição hidrológica nos principais rios do Estado é de níveis baixos, com exceção do Rio Taquari, que apresenta níveis normais em praticamente toda a sua extensão. Em virtude da previsão de precipitações volumosas no Estado, há possibilidade de enxurradas nos trechos de rio menores nos quais as chuvas apresentarem maior intensidade (volume elevado em um curto espaço de tempo) e cheias em rios maiores. O nível de atenção é mais destacado nas bacias do Apuaê-Inhandava, Alto Uruguai, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Ijuí, Piratinim, Butuí-Icamaquã, Baixo Jacuí, Taquari-Antas e Caí.