A cena do que parecia ser um tornado chamou a atenção dos moradores de Palmares do Sul e Capivari do Sul, no Litoral Norte, na tarde desta quinta-feira (9). O fenômeno, denominado como tromba d’água, começou a se formar na Lagoa dos Patos por volta das 15h e, segundo a Defesa Civil dos municípios, não causou danos. Ouvintes da Rádio Gaúcha enviaram imagens da cena.
O fenômeno é a versão aquática do tornado, caracterizado por ser uma nuvem funil que toca o solo, mas se forma sobre a terra. A tromba d’água também é uma nuvem funil. Neste caso, porém, se forma sobre um corpo d’água, podendo ser um rio, mar, lago ou oceano, e se prolonga da base da nuvem até tocar a superfície.
Assim como um tornado, a tromba d’água pode ser perigosa. Dependendo da intensidade, pode arrastar pessoas, barcos, jet skis e lanchas. Quando perto das margens, é capaz de derrubar árvores ou imóveis, por exemplo. Mas, segundo a Defesa Civil, não há ocorrências de danos causados em Palmares do Sul e Capivari do Sul.
O fenômeno que aconteceu na Lagoa dos Patos é comum de dias de verão com tempo fechado. Segundo os moradores, a tromba d’água foi passageira e durou menos que cinco minutos. Ainda assim, surpreendeu quem nunca tinha visto.