Uma cena já conhecida do verão é a trilha de formigas que passeiam de um lado para outro dentro de casa. Elas costumam andar em grupos, próximas de rodapés e paredes. Ou, de vez em quando, aparecem dentro do açucareiro ou de um pote de mel. Isso acontece porque os animais — incluindo os insetos — tendem a ficar mais ativos neste período do ano, uma vez que é época de reprodução.
Segundo o biólogo e mestre em ecologia Gabriel Gonçalves, existem mais de 1,5 mil espécies de formiga no Brasil. Portanto, é provável que quando você vê esses pequenos animais "passeando" pela sua acasa ou apartamento, eles sejam de diferentes grupos. O comportamento, porém, é o mesmo. As formigas costumam viver em colônias, em grandes comunidades. Cada uma tem um papel diferente, e as que são vistas em casa são as operárias, cujas função é sair do ninho e buscar alimento, atividade essencial para a reprodução.
— Formigas se alimentam de várias coisas. Não necessariamente gostam mais de açúcar, mas algumas espécies sentem mais atração por doces por causa dos nutrientes. Algumas são predadoras e comem outros insetos, outras comem folhas — afirma Gonçalves, que faz parte de uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que estuda comunidades de formigas.
Ele explica que a trilha de formigas acontece porque os insetos costumam se comunicar através de feromônios, substâncias químicas mensageiras que elas emanam, para avisar sobre os alimentos:
— Ou seja, quando uma formiga encontra um alimento, ela passa feromônios para as outras, que etão vão atrás. Por isso fica essa fila de formigas pela casa. A formiga encontra um recurso que julga ser valioso e faz recrutamento para que as outras possam ajudar a carregar aquele alimento para o ninho — acrescenta.
Elas costumam fazer filas nos cantos, próximas a rodapés e paredes, para diminuir as chances de serem vistas por predadores. A formiga com asa também é outra espécie que é mais vista durante o verão, época de reprodução. Gonçalves relata que, assim como as abelhas, elas fazem o voo nupcial quando estão prontas para fecundação.
— Os machos e fêmeas se reproduzem, os machos morrem e essa formiga rainha, que acabou de ser fecundada, perde as asas. Aí, então, ela começa a procurar um lugar para formar um ninho e fundar uma nova colônia — explica.
Como prevenir as formigas e acabar com os ninhos dentro de casa
Em geral, as formigas costumam fazer ninhos em locais úmidos e escuros, por isso pode ser comum encontrá-las próximas de rodapés ou dentro de gavetas, por exemplo. O professor do curso de Ciências Biológicas da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordenador do Laboratório de Ecologia de Interações da universidade, Pedro Abreu, explica que essas formigas são mais comuns em apartamentos do que em casas.
— No entorno da casa, tem organismos predadores, como aranhas, lagartixas. Dentro de um apartamento, não. E essas são formigas que utilizam qualquer ambiente para fazer ninhos. Elas vão para onde têm recursos, como abrigo, segurança e alimentos. Então ficam no interior das paredes, colunas de água e outros lugares que são difíceis de enxergar, mas que elas têm acesso por serem pequenas — afirma.
Segundo Abreu, as formigas não se deslocam muito longe do ninho. Logo, se tem formigas em casa, é porque pode ter um ninho perto. A boa notícia é que essas espécies não apresentam perigo nenhum aos humanos, diferentemente daquela formiga comumente encontrada em jardins, vermelha e pequena, que pode picar e provocar uma reação alérgica.
Para prevenir as aparições dos insetos, Abreu indica garantir que a limpeza da casa ou do apartamento esteja sempre em dia. Deixar doces abertos, restos de comida no chão ou nas superfícies, e louça suja podem atrair as formigas. Colocar o pote de mel, queridinho delas, dentro de um recipiente com água também pode ajudar.
— Para combater, tem que procurar os ninhos e fazer uma dedetização, com profissionais. Não é orientado que as pessoas utilizem aqueles sprays de matar inseto porque pode dar o efeito contrário. Como as formigas não têm nariz, elas sentem cheiro pelas antenas, os sprays podem provocar o fenômeno de divisão das colônias, podendo fazer que um novo ninho surja — sugere o professor.
Quanto a dicas caseiras, ele cita a possibilidade de fazer uma trouxinha de gaze com cravos para colocar em lugares em que a pessoa não quer atrair formiga. O cheiro forte do cravo pode afastar os bichinhos.
*Produção: Yasmim Girardi