Moradores de Porto Alegre tiveram mais uma vez de enfrentar o forte calor neste sábado (10). Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até às 16h a temperatura máxima registrada na capital gaúcha era de 32,9°C.
Embora os termômetros estivessem abaixo dos 35,4°C alcançados na última sexta-feira (9), a sensação de abafamento fez com que frequentadores do centro da Capital tivessem que se adaptar ao clima.
— Hoje é só na base de água, tá muito quente— afirma o comerciante Roberto da Silva, 73 anos, que vendia frutas em uma tenda em frente ao Mercado Público.
Quem passeou pelo Centro nos horários de maior calor precisou se hidratar e buscar sombra, como é o caso do estoquista Wellington Escobar, 27 anos, que comia uma casquinha de sorvete em frente à Praça XV.
— A gente tem que se hidratar, beber muita água e procurar sempre um local com sombra — relata.
A sorveteira Patrícia Melo Silva, 38 anos, que há 15 anos enfrenta o sol escaldante da região central da cidade, diz trabalhar bastante em tardes como a deste sábado.
— A demanda está aumentando desde outubro. O pessoal tá tomando sorvete pra matar a sede, tem tido bastante movimento — coloca Patrícia.
Para este domingo (11), a previsão é de mais um dia com temperaturas elevadas em todo Rio Grande do Sul, com máximas podendo chegar a 35°C em Porto Alegre.
O tempo seco deve predominar na Capital e Região Metropolitana, assim como na Fronteira Oeste, na Campanha, na Região Central e no Litoral. Já no Noroeste, no Norte e na Serra há risco de temporais.