Chuvas fracas e isoladas são esperadas para quinta (15) e sexta-feira (16) para a região da Estação Ecológica do Taim, no sul do Estado, onde mais de mil hectares já foram atingidos por um incêndio, desde segunda-feira (12). De acordo com a Climatempo, esta pode ser a última chuva na área até o Natal, o que poderá contribuir para o aumento das queimadas.
A frente fria que deverá chegar ao Taim não será capaz de combater os focos atuais de incêndio. Ainda conforme a Climatempo, os volumes esperados são mínimos, de 5mm. Neste mês, choveu somente 10mm na região sul gaúcha, quantia bem abaixo da média, que fica entre 25mm e 50mm para este período.
O fogo na Estação Ecológica do Taim teria sido iniciado por um raio, no começo da tarde de segunda-feira (12). A queimada se espalhou por uma área próxima da BR-471, entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.
Nesta quarta-feira (14), os ventos se propagaram de nordeste a sudoeste, em uma área de banhado, impedindo o combate terrestre ao fogo por falta de condições seguras. Por meio de nota, o ICMBio afirmou que a rodovia não foi prejudicada, mas que a situação segue sob monitoramento.
A reserva tem cerca de 33 mil hectares entre os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar e o último incêndio de grandes proporções no Taim ocorreu em 2013. Na época, o fogo atingiu 5,6 mil hectares e foi controlado somente depois de 10 dias.