Centenas de bombeiros combateram nesta quinta-feira (1º) um incêndio florestal ao longo de uma rodovia da Califórnia, em consequência da onda de calor que atinge o oeste dos Estados Unidos.
O fogo consumiu 2 mil hectares perto de Los Angeles e o combate às chamas foi auxiliado por aviões Super Scooper. Sete bombeiros sofreram lesões.
O incêndio ocorreu em meio a temperaturas próximas de 43ºC. A onda de calor deve durar até a próxima semana, e os termômetros podem chegar a 46ºC em algumas áreas densamente povoadas ao redor de Los Angeles.
— Os próximos dias serão bastante desafiadores — advertiu o comandante dos Bombeiros Florestais Nacionais de Los Angeles, Robert García.
— O calor excessivo, a baixa umidade e o terreno íngreme continuarão representando o maior desafio para os bombeiros. Essa combinação tem potencial para um grande crescimento das chamas — completou García.
O Serviço Meteorológico Nacional emitiu um "alerta de calor excessivo" para a maior parte da Califórnia, bem como para partes do Arizona e de Nevada, alertando para "condições perigosamente quentes" nos próximos dias. A temperatura à noite não deve baixar de 26°C em muitos lugares.
Ondas de calor no sul da Califórnia são comuns em setembro, mas temperaturas acima de 37°C são consideradas altas. Segundo cientistas, o aquecimento global faz com que as variações climáticas naturais sejam mais extremas.
* AFP