Mais de 16 mil ônibus e caminhões passaram por avaliação veicular ambiental no Rio Grande do Sul em 2021, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Com o objetivo de ampliar a análise sobre a emissão de poluentes em veículos de empresas de transportes, começa na segunda-feira (5) o I Encontro Técnico do Programa Despoluir 2022 na região Sul, realizado pela CNT. Durante dois dias, técnicos e coordenadores das seis federações do setor no Rio Grande do Sul, no Paraná e em Santa Catarina serão capacitados em Porto Alegre para avaliar a emissão de fumaça preta no escapamento e a qualidade do diesel na bomba.
As avaliações, conduzidas dentro do programa Despoluir da Confederação Nacional do Transporte (CNT), foram realizadas nas frotas de 572 empresas de transporte de pessoas e cargas, além de veículos pertencentes a transportadores autônomos. O programa colabora para a diminuição da poluição proveniente do transporte - apontado como um dos vilões do aquecimento ambiental, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) -, mas também gera economia de combustíveis.
Até o final do ano, a Federação das Empresas de Logística e de Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul (Fetransul) estima que serão realizadas mais de 30 mil avaliações veiculares no Estado, aumento de 20% em relação ao ano passado.
— Algumas empresas ainda resistem em aderir ao programa, mas nosso papel é avaliar a emissão de poluentes e lançar um laudo indicativo se há necessidades de melhorias — disse o coordenador regional do Despoluir, Gilberto Rodrigues.
No Estado também está em curso um projeto-piloto com cerca de mil empresas para a aferição da qualidade do diesel das bombas localizadas nas garagens das companhias de transporte de cargas.
Encontro de capacitação
A programação do encontro prevê oficinas voltadas à reciclagem técnica de Avaliação Veicular Ambiental e Avaliação da Qualidade do Diesel. A primeira diz respeito à inspeção ambiental de veículos movidos a diesel em todo o Brasil. A outra trata da análise do combustível contido nos tanques de armazenamento das garagens das empresas atendidas pelo Despoluir.
Em 15 anos, foram realizadas mais de 3,7 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo a mais de 27 mil empresas e 28 mil autônomos. A Avaliação da Qualidade do Diesel é um projeto mais recente e, desde 2016, fez 1.350 aferições, atendendo a 217 empresas.
O Despoluir está de acordo com o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) e outras resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para reduzir progressivamente as emissões de poluentes por veículos automotores. Segundo o Ibama, o Proconve promoveu redução de até 98% da emissão de poluentes, favoreceu a modernização do parque industrial automotivo brasileiro e estimulou a melhoria de qualidade dos combustíveis.