O primeiro dia de agosto começará com tempo firme em todo o Rio Grande do Sul, com temperaturas mais baixas e risco para geada na região da Serra. Mas o clima muda já na terça-feira (2), conforme a Climatempo, com instabilidade e temporais em partes do Estado.
Nesta segunda, as temperaturas estarão mais baixas com relação aos dias anteriores por conta da uma massa de ar frio. Ainda que esta massa esteja mais na direção do mar, ela influenciará diretamente nos termômetros. Em Porto Alegre, a mínima será de 11ºC com máxima de 21ºC. Mas em Erechim, por exemplo, a mínima será de 5ºC, com a máxima não passando dos 19ºC.
Tudo muda na terça-feira (2) com o avanço de uma frente fria, aliada à uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Oeste gaúcho, um corredor de umidade que vem da Região Norte do país e instabilidades em altitude. Com isso, a partir da tarde, são esperadas chuvas para o Rio Grande do Sul. As instabilidades surgirão como fortes pancadas e temporais na Fronteira Oeste, Campanha e no Sul e no Centro Sul.
Há condições também de rajadas de vento e até queda de granizo. A Capital terá muitas nuvens ao longo da terça-feira. Em Bagé, as chuvas são intercaladas com períodos de tempo nublado, com mínima de 9°C e máxima de 19°C. No Norte do Estado não há previsão de chuva na terça.
Na quarta-feira (3), a frente fria avança mais pelo Rio Grande do Sul, e junto com a umidade que vem da Amazônia e mais uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste da Região Sul do país, trará mais chuva para a maior parte do Rio Grande do Sul. Com instabilidades a qualquer hora na Campanha e no Sul, com acumulados elevados nessas áreas e também na Fronteira Oeste, onde o risco também é maior para queda de granizo. Em Porto Alegre, as chuvas serão intercaladas com períodos de tempo nublado. A mínima sobe e ficará nos 15°C, com máxima de 22°C na Capital. Em Santa Rosa, a situação será parecida, mas com a máxima alcançando os 25ºC.
Ao longo desses dias as temperaturas ficam baixas, pois além do tempo mais fechado, há o avanço de uma massa de ar de origem polar, vindo na retaguarda da frente fria. Entre os dias 5 e 9 de agosto, outras instabilidades se formarão e mais uma frente fria trará chuva para o Norte e para parte do Leste do Rio Grande do Sul.
Confira a previsão para esta segunda-feira (1º) no RS:
Capital: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 11°C e máxima de 21°C.
Pelotas: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 8°C e máxima de 18°C.
Caxias do Sul: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 7°C e máxima de 20°C.
Santa Maria: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 8°C e máxima de 21°C.
Santa Rosa: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 11°C e máxima de 22°C.
Erechim: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 5°C e máxima de 19°C.
Uruguaiana: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 9°C e máxima de 21°C.
Torres: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 12°C e máxima de 20°C.
Rio Grande: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 11°C e máxima de 17°C.
Mostardas: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 13°C e máxima de 19°C.
Passo Fundo: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 6°C e máxima de 20°C.
Bagé: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 7°C e máxima de 18°C.
Tramandaí: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 12°C e máxima de 21°C.
Xangri-Lá: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 12°C e máxima de 20°C.
Capão da Canoa: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 12°C e máxima de 22°C.
São Borja: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 10°C e máxima de 22°C.
Santa Cruz do Sul: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 9°C e máxima de 21°C.
Lajeado: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 12°C e máxima de 22°C.