O leão-marinho que desde domingo (5) descansava no calçadão de Tramandaí voltou para sua rota migratória na madrugada desta terça-feira (7), desaparecendo nas águas do oceano Atlântico. Mas ele não é o único visitante inusitado que as praias do Litoral Norte receberam nos últimos dias. Uma foca albina vem fazendo pausas para descanso em diferentes praias gaúchas desde sexta-feira (3).
Conforme o capitão Rogério Silva dos Santos, comandante 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (1º BABM), ela foi localizada em Balneário Pinhal e está sendo acompanhada pelo Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar).
Quando os agentes da da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar localizaram o animal, ele estava com estado de saúde debilitado. Segundo relatos, o mamífero teria sido atacado por cães. O local foi isolado e a foca recebeu atendimento dos agentes do Ceclimar.
Ainda de acordo com o comandante, o animal já consegue entrar no mar para se alimentar. A foca foi vista em Balneário Pinhal e, nesta terça-feira (7), fez uma aparição em Cidreira. Ele pontua que o quadro de saúde do animal evoluiu.
— Ela está evoluindo. Chegou por Magistério, Balneário Pinhal e depois de entrar no mar pelo menos três vezes, hoje chegou ao centro de Cidreira — comenta.