- O leste do Rio Grande do Sul é atingido entre esta terça (17) e quarta-feira (18) pela tempestade Yakecan
- Segundo especialistas, a chuva e o vento estão conectados à ocorrência de frio intenso, inclusive com neve, na serra gaúcha
- O vento forte provoca falta de luz em diversos municípios, e a instabilidade dificulta o trabalho de equipes para o restabelecimento do fornecimento
- A instabilidade levou ao fechamento antecipado de shoppings e supermercados em Porto Alegre e municípios da Região Metropolitana. Eventos culturais foram cancelados
- Aulas também estão suspensas em diversas cidades
A primeira neve em solo gaúcho, neste ano, aconteceu nesta terça-feira (17) em São José dos Ausentes. Por volta das 13h15min, o fenômeno meteorológico ocorreu junto à chuva congelada. No momento, os termômetros marcavam 2ºC, mas a cidade teve sensação térmica de -8ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e rajadas de vento de 67 km/h, por conta da tempestade subtropical Yakecan.
Mais tarde, durante a noite, a neve também deu as caras em Cambará do Sul, juntamente com a chuva congelada. Os termômetros marcavam 5ºC. Porém, com o vento, a sensação térmica era de -11ºC. A mínima na cidade foi de 2ºC nesta terça.
Já a chuva congelada foi registrada em pelo menos outras duas cidades, segundo a Climatempo: São Francisco de Paula e Canela. Em Canela, a mínima registrada nos termômetros foi de 4,7°C, com sensação térmica também negativa, -2,1°C.
O que é chuva congelada?
Segundo a meteorologista da Climatempo Carine Gama, a chuva congelada é facilmente confundida com a neve, mas a primeira diferença entre os dois fenômenos é que a chuva congelada se forma fora da nuvem. Quando a neve cai da nuvem e atravessa uma atmosfera um pouco mais aquecida – acima dos 0°C – e volta a encontrar uma camada de ar frio, sua parte interna fica com uma consistência "mais mole", e a camada externa permanece congelada.
Ou seja, as condições climáticas, quando não são frias o suficiente, não deixam esse floco de gelo permanecer no estado de neve, mas também não são quentes o bastante para transformar esse cristal de gelo em chuva líquida.