Neste primeiro domingo (3) de abril, fortes correntes de vento voltam a atuar sobre o Rio Grande do Sul criando áreas de instabilidade provocando chuva de intensidade forte, não está descartada a possibilidade de temporais em todo o território gaúcho.
De acordo com a Climatempo, o dia será de céu encoberto e com expectativa de pancadas isoladas com raios e ventos, especialmente na região de Santa Maria, São Luís Gonzaga e nas outras áreas das regiões Centro, Norte e Oeste do RS. Municípios como Passo Fundo, Santa Maria, Bagé e Porto Alegre já registram chuva fraca na manhã deste domingo.
Os maiores acumulados de chuva são esperados em Santana do Livramento, São Francisco de Assis, Lavras do Sul, Hulha Negra, Herval, Dom Pedrito, Caçapava do Sul, Bagé e Aceguá, onde pode chover até 60mm. Este volume representa de 40% a 45% da média esperada para o mês nestas cidades.
Em Porto Alegre, a chuva pode vir a qualquer hora do dia e o acumulado deve ser de 24mm. A temperatura fica entre 16°C e 21°C.
De acordo com Daniela Freitas, meteorologista da Climatempo, o Estado também não registrou recordes de frio nesta madrugada. Isso ocorre porque a massa de ar polar que atuava sobre o RS está enfraquecendo. Com isso, as temperaturas voltam a subir aos poucos. Nos próximos dias, as madrugadas serão menos frias e as tardes mais quentes.
As maiores temperaturas do domingo, de 27º, devem ser registradas em São José do Sul, Lagoa Bonita do Sul e Coronel Pilar. Já a temperatura mais baixa deve ocorrer em São José dos Ausentes, com mínima de 9°C. Também devem ter um dia frio os municípios de Cambará do Sul, Capitão, Cristal, Doutor Ricardo, Herveiras, Morro Reuter, Sentinela do Sul, Vale Real e Vale do Sol, com temperatura mínima de 11ºC.