A imagem de uma explosão subaquática rendeu ao fotografo francês Laurent Ballesta o titulo de Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano (WPY, na sigla em inglês). A foto foi tirada no momento que em vários peixes correm para liberar seus espermatozoides enquanto uma fêmea solta uma explosão de óvulos.
O presidente do júri, Roz Kidman Cox disse que a escolha se deu por uma façanha técnica:
— É em parte o cenário, (a foto foi) tirada durante a lua cheia, mas também a escolha do momento, saber quando tirar a foto.
Segundo informa o G1, a desova anual de Epinephelus polyphekadion acontece em julho. É conhecida por reunir até 20 mil peixes, junto com muitos tubarões de recife em busca de uma refeição. Para capturar o momento, o fotografo foi ao Atol de Fakarava, no Pacífico, durante cinco anos em busca de fazer o registro perfeito.
— Sou atraído por esta imagem por causa da forma da nuvem de óvulos: parece um ponto de interrogação. É uma pergunta sobre o futuro desses óvulos porque apenas um em um milhão irá (sobreviver para) se tornar um adulto, mas talvez seja mais simbólica, a respeito do futuro da natureza. É uma questão muito importante sobre o futuro da natureza — disse o fotografo.
Além de levar o prêmio principal, Laurent Ballesta também venceu a categoria Subaquática da competição.