O Gabinete da Causa Animal da prefeitura de Porto Alegre abriu, na manhã desta quinta-feira (30), o cadastro para interessados em solicitar a castração gratuita de cães e gatos (machos e fêmeas). Os pedidos devem ser feitos exclusivamente via protocolo, pelo telefone 156, que funciona 24 horas.
Catiane Mainardi, diretora-geral do gabinete, explica que a ação tem como objetivo atender 700 protocolos, sendo que cada pessoa pode solicitar a castração de até cinco animais (com o limite de até três fêmeas) — ou seja, até 3,5 mil cães e gatos poderão ser atendidos. Portanto, as inscrições permanecerão abertas até esgotar o número de pedidos. Até as 12h20min desta quinta, 435 solicitações já haviam sido registradas pelo órgão.
Como funciona
Realizada a cada três meses, a ação é voltada aos animais de famílias moradoras de Porto Alegre e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Após solicitar a castração, o tutor deve aguardar o contato telefônico da equipe da prefeitura para o agendamento da data e horário da cirurgia — o prazo para retorno é de até 90 dias.
No dia da castração, é obrigatório levar um documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de apresentar o cartão do Bolsa Família ou o Número de Identificação Social (NIS) ativos.
Instruções
Na data e horário agendados previamente, os inscritos devem levar o animal na Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), localizada na Estrada Bérico José Bernardes, 3.489, parada 19 da Lomba do Pinheiro, onde será realizada a cirurgia. O pet deve estar em jejum de seis horas (água e comida), e o tutor deverá aguardar na unidade até que ele seja liberado após o procedimento.
Depois da cirurgia, também é necessário seguir as orientações prescritas pelos veterinários, como comprar e administrar medicamentos, limpar e cuidar dos pontos cirúrgicos, manter o animal em repouso e isolamento quando preciso.