A forte chuva que atingiu o sul do Estado na madrugada desta quarta-feira (18) também veio com granizo. Houve registro em Pelotas, Arroio Grande, Herval, Turuçu e Morro Redondo. Em nenhum dos municípios houve grandes danos causados pelo mau tempo.
Em Pelotas, no entanto, conforme o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, durante o temporal, alagamentos foram registrados em alguns bairros, principalmente no Porto e no Navegantes. Equipes do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) trabalham nesta manhã nos locais. Não há registro de falta de energia elétrica na região por causa do temporal.
De acordo com a meteorologista da Somar, Carine Gama, a queda de granizo desta madrugada se tornou possível devido a uma condição climática muito específica. As pedras de gelo se formam dentro das nuvens cumulonimbus, que é uma nuvem bastante comprida. Elas vão desde uma área próxima ao solo até os níveis mais altos da atmosfera, explica Carine.
— Em função dessa característica, na região perto do solo, ela é mais quente. Nas mais altas, a temperatura alcança números negativos. Para que esse fenômeno registrado em Pelotas aconteça, é preciso que as temperaturas estejam negativas, que foi o que aconteceu. Na parte interna da cumulonimbus, as pedras de gelo se formam. Na sua queda em direção ao solo, não dá tempo para elas derreterem, porque são atingidas por fortes correntes de vento — pontua.