A sexta-feira (20) começou com ventania no Rio Grande do Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até as 7h, das cinco medições mais elevadas registradas no Brasil, quatro estavam no Estado. O destaque ficou para a cidade de São Gabriel, na Fronteira Oeste, que chegou a ter ventos de 63,7 km/h. Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, registrou a maior medição, com ventos de 78,8 km/h.
Outros municípios gaúchos que se destacaram pela ventania foram Soledade, no Norte, com 55,1 km/h e Uruguaiana, na Fronteira Oeste, com 51,5 km/h. Na Capital, a velocidade dos ventos chegou a 50 km/h, em registro feito na estação do Aeroporto Salgado Filho. Devido à ventania, uma árvore de grande porte chegou a cair no início da manhã na Rua Saldanha Marinho, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre.
Conforme a Somar Meteorologia, a ventania é fruto de uma frente fria que avança pelo território gaúcho, trazendo temporal, chuva e ventos fortes.
Já no sul do Estado, o destaque desta sexta-feira ficou para a chuva forte que atingiu a região ainda na madrugada e se estendeu até o início da manhã. Houve, inclusive, registro de granizo em alguns pontos de Rio Grande.
No sábado (21), essa condição começará a se afastar, mas o fluxo de ventos e áreas de instabilidades ainda deixam o céu nublado com chuvas na maior parte do Estado. No Litoral Norte, Região Metropolitana e nas proximidades de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, deve garoar ou chuviscar pela manhã e, à tarde, deverá ficar nublada.
— Na metade Sul, chove ao longo do dia, na forma de pancadas rápidas, com raios e rajadas de vento, como deve ocorrer na Região Central, Campanha, Região Sul. Com o tempo mais fechado e a entrada de uma massa de ar frio, as temperaturas ficam baixas ao longo deste sábado, principalmente, na metade Sul. Já no Noroeste gaúcho, o tempo será mais firme e seco e com sensação de calor — explica a meteorologista Fabiene Casamento.
No domingo (22), uma área de baixa pressão se forma na costa Sul gaúcha e provocará mais temporais. Agora, no entanto, a chuva forte ficará concentrada em áreas próximas do Uruguai, como parte da Fronteira Oeste, da Campanha e da Região Sul. O sistema não chegará a alcançar o Centro, Norte, Oeste, Noroeste e região metropolitana de Porto Alegre e Serra, por isso, o tempo será firme nestas áreas.
Nas localidades em que chove, há risco de novas rajadas de vento na casa dos 70km/h. Na Capital, as temperaturas poderão variar entre 15°C e 33°C, diz Fabiene:
— Pois há uma intensificação dos ventos do quadrante Norte, que trazem um ar mais seco e quente do interior do Brasil para essas áreas do Sul, como consequência do efeito da pré-frontal. Em Torres, no Litoral Norte, as temperaturas ficarão entre 15°C e 29°C, com sol entre poucas nuvens.