O fim de semana deverá ser marcado por fortes temporais em todo o território gaúcho. No sábado (27), segundo a Somar Meteorologia, o dia amanhece com nebulosidade, e pancadas moderadas de chuva seguem marcando presença em todas as áreas durante a tarde. No entanto, ao longo da noite, um sistema de baixa pressão atmosférica (entre a Argentina e o Uruguai) dá origem a um ciclone extratropical na costa gaúcha — o que aumenta a intensidade das precipitações e traz descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em alguns pontos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para risco de tempestade em todas as áreas, com vento intenso de até 100 km/h e grandes acumulados (que podem chegar a 100 mm). Não se descartam transtornos como queda de árvores e de energia elétrica, estragos em plantações e alagamentos. Além do Rio Grande do Sul, o alerta é válido para Santa Catarina e grande parte do Paraná.
As temperaturas ficam um pouco mais baixas no Estado por conta do céu fechado, com máxima de 32°C em Vicente Dutra e Marcelino Ramos, no noroeste gaúcho. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 21°C e 26°C.
No domingo (28), a instabilidade se mantém em grande parte do Estado, mas perdendo força ao longo do dia. Segundo a Somar, ainda há chance de moderadas precipitações e raios, pela manhã, em praticamente todo o território gaúcho, com exceção da Fronteira Oeste — onde o céu volta a se abrir, por conta de uma massa de ar seco que passa a atuar na região, inibindo a formação de nuvens carregadas. Durante a tarde, na maioria das áreas, a chuva perde intensidade e o tempo volta a ficar firme. Entretanto, no Litoral Sul e no sul gaúcho, ainda há chance de temporais ao longo do dia, sob influência do ciclone extratropical que, mesmo já afastado da região, ainda atua nas proximidades, trazendo nuvens carregadas.
As temperaturas seguem baixas, com máxima de 30°C em Esteio, na Região Metropolitana. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 20°C e 28°C.
Veja a previsão do tempo para cada região do Estado
Região Metropolitana: no sábado (27), o dia começa com céu nublado e moderadas precipitações, que devem persistir entre a manhã e a tarde. Já à noite, a formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha traz fortes temporais, com rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados, além de possíveis transtornos, como queda de árvores e de energia elétrica, alagamentos e estragos em plantações. No domingo (28), o tempo se mantém instável, com pancadas moderadas de chuva ao longo do dia. Porém, ao entardecer, a instabilidade perde força e o céu volta a ficar aberto. Em Canoas, a temperatura varia entre 21°C e 28°C no sábado e entre 20°C e 29°C no domingo.
Serra gaúcha: no sábado (27), o dia começa com céu nublado e moderadas precipitações, que devem persistir entre a manhã e a tarde. À noite, a formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha traz fortes temporais, com rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados, além de possíveis transtornos, como queda de árvores e de energia elétrica, alagamentos e estragos em plantações. No domingo (28), o tempo se mantém instável, com pancadas moderadas de chuva, ao longo do dia. Porém, ao entardecer, a instabilidade perde força e o céu volta a ficar aberto. Em Bento Gonçalves, os termômetros variam entre 16°C e 22°C no sábado e 16°C e 24°C no domingo.
Litoral Norte: no sábado (27), o dia começa com céu nublado e moderadas precipitações, que devem persistir entre a manhã e a tarde. À noite, a formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha traz fortes temporais, com rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados, além de possíveis transtornos, como queda de árvores e de energia elétrica, alagamentos e estragos em plantações. No domingo (28), o tempo se mantém instável, com pancadas moderadas de chuva, ao longo do dia. Porém, ao entardecer, a instabilidade perde força e o céu volta a ficar aberto. Em Tramandaí, variação fica entre 22°C e 27°C no sábado e entre 22°C e 28°C no domingo.
Litoral Sul: o final de semana terá tempo instável, com condições para pancadas fortes de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, rajadas intensas de vento e eventual queda de granizo, a qualquer hora de ambos os dias. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 21°C e 24°C no sábado e entre 20ºC e 24ºC no domingo.
Região Norte: no sábado (27), o dia começa com céu nublado e moderadas precipitações, que devem persistir entre a manhã e a tarde. À noite, a formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha traz fortes temporais, com rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados, além de possíveis transtornos, como queda de árvores e de energia elétrica, alagamentos e estragos em plantações. No domingo (28), o tempo se mantém instável, com pancadas moderadas de chuva, ao longo do dia. Porém, ao entardecer, a instabilidade perde força e o céu volta a ficar aberto. Em Erechim, os termômetros ficam entre 17°C e 30°C no sábado e entre 17°C e 26°C no domingo.
Região Noroeste: no sábado (27), o dia começa com céu nublado e moderadas precipitações, que devem persistir entre a manhã e a tarde. À noite, a formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha traz fortes temporais, com rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados, além de possíveis transtornos, como queda de árvores e de energia elétrica, alagamentos e estragos em plantações. No domingo (28), o tempo se mantém instável, com pancadas moderadas de chuva, ao longo do dia. Porém, ao entardecer, a instabilidade perde força e o céu volta a ficar aberto. Em Santa Rosa, os termômetros variam entre 20°C e 37°C no sábado e entre 20°C e 36°C no domingo.
Região Sul: o final de semana terá tempo instável, com condições para pancadas fortes de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, rajadas intensas de vento e eventual queda de granizo, a qualquer hora de ambos os dias. Em Jaguarão, os termômetros variam entre 19°C e 26°C no sábado e 18°C e 25°C no domingo.
Região Central: no sábado (27), o dia começa com céu nublado e moderadas precipitações, que devem persistir entre a manhã e a tarde. À noite, a formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha traz fortes temporais, com rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados, além de possíveis transtornos, como queda de árvores e de energia elétrica, alagamentos e estragos em plantações. No domingo (28), o tempo se mantém instável, com pancadas moderadas de chuva, ao longo do dia. Porém, ao entardecer, a instabilidade perde força e o céu volta a ficar aberto. Em Santa Maria, os termômetros variam entre 19°C e 23°C no sábado e entre 18°C e 26°C no domingo.
Campanha gaúcha: no sábado (27), o dia começa com céu nublado e moderadas precipitações, que devem persistir entre a manhã e a tarde. À noite, a formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha traz fortes temporais, com rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados, além de possíveis transtornos, como queda de árvores e de energia elétrica, alagamentos e estragos em plantações. No domingo (28), o tempo se mantém instável, com pancadas moderadas de chuva, ao longo do dia. Porém, ao entardecer, a instabilidade perde força e o céu volta a ficar aberto. Em Bagé, os termômetros variam entre 18°C e 24°C no sábado, e 16°C e 24°C no domingo.
Fronteira Oeste: no sábado (27), o dia começa com céu nublado e moderadas precipitações, que devem persistir entre a manhã e a tarde. À noite, a formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha traz fortes temporais, com rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados, além de possíveis transtornos, como queda de árvores e de energia elétrica, alagamentos e estragos em plantações. No domingo (28), uma massa de ar seco passa a atuar na região, deixando o tempo firme, com predomínio de sol entre poucas nuvens. Em Uruguaiana, os termômetros variam entre 20°C e 23°C no sábado, e 15°C e 26°C no domingo.
Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades neste sábado (27):
Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 26°C.
Pelotas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 20°C e máxima de 26°C.
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 22°C.
Santa Maria: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 19°C e máxima de 23°C.
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 26°C.
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 30°C.
Uruguaiana: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 20°C e máxima de 23°C.
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 28°C.
Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 24°C.
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 24°C.
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 26°C.
Bagé: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 18°C e máxima de 24°C.
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 27°C.
Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 26°C.
Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 27°C.
São Borja: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 20°C e máxima de 22°C.
Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades neste domingo (28):
Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 28°C.
Pelotas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 26°C.
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 23°C.
Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 26°C.
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 26°C.
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 26°C.
Uruguaiana: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 15°C e máxima de 26°C.
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 28°C.
Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 24°C.
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 25°C.
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 25°C.
Bagé: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 24°C.
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 28°C.
Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 27°C.
Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 28°C.
São Borja: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 17°C e máxima de 26°C.