Uma frente fria que chega ao território gaúcho se aliará ao vento quente e úmido que sopra da região amazônica, fazendo com que a instabilidade ganhe força nesta quarta-feira (17). De acordo com a Somar Meteorologia, o Estado todo pode ter chuva forte a qualquer hora do dia, acompanhada por raios, vento e até queda de granizo em pontos isolados.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para risco de tempestade na Fronteira Oeste e nas regiões norte e noroeste do RS (além de parte dos Estados de Santa Catarina e Paraná), com acumulados que podem chegar a 50 mm. Também pode haver vento intenso, que, segundo a Somar, tem chance de ultrapassar 70 km/h.
Em relação à temperatura, Cambará do Sul, na Serra, deve registrar a mínima do dia no Estado: 15°C. Já, a máxima, de 33°C, será apontada em Tabaí, no Vale do Taquari. Na Capital, a variação térmica fica entre 21°C e 31°C.
Na quinta-feira (18) a chuva ainda se mantém no Estado a qualquer hora do dia. Na maior parte das áreas, segundo a Somar, fortes precipitações seguirão marcando presença, com descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo em alguns pontos.
Enquanto isso, na Região Metropolitana, no Litoral Norte e na Serra, a chuva deve chegar de forma moderada, intercalada com períodos de sol entre muitas nuvens.
As temperaturas seguem praticamente as mesmas em comparação aos últimos dias. Em São José dos Ausentes, na Serra, os termômetros devem marcar a mínima da quinta-feira no Estado: 14°C. Já a máxima será apontada em Porto Xavier, na Região Noroeste: 33°C. Em Porto Alegre, a variação térmica deve ficar entre 21°C e 31°C.
Veja a previsão do tempo para cada região do Estado
Região Metropolitana: a quarta-feira (17) terá tempo instável, com pancadas fortes de chuva, acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados. Em Sapucaia do Sul, os termômetros variam entre 21°C e 33°C.
Serra: a quarta-feira (17) terá tempo instável, com pancadas fortes de chuva, acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados. Em São José dos Ausentes, a temperatura varia entre 15°C e 24°C.
Litoral Norte: a quarta-feira (17) terá tempo instável, com pancadas fortes de chuva, acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados. Em Tramandaí, a variação térmica fica entre 23°C e 30°C.
Litoral Sul: a quarta-feira (17) terá tempo instável, com pancadas fortes de chuva, acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 23°C e 36°C.
Região Norte: a quarta-feira (17) terá tempo instável, com pancadas fortes de chuva, acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados. Na região, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para risco de tempestade, com acumulados que podem chegar a 50 mm. Em Erechim, os termômetros variam entre 17°C e 28°C.
Região Noroeste: a quarta-feira (17) terá tempo instável, com pancadas fortes de chuva, acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados. Na região, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para risco de tempestade, com acumulados que podem chegar a 50 mm. Em Santo Ângelo, os termômetros variam entre 21°C e 27°C.
Região Sul: a quarta-feira (17) terá tempo instável, com pancadas fortes de chuva, acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados. Em Camaquã, os termômetros variam entre 21°C e 27°C.
Região Central: a quarta-feira (17) terá tempo instável, com pancadas fortes de chuva, acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados. Em Santa Maria, a variação térmica fica entre 21°C e 28°C.
Campanha gaúcha: a quarta-feira (17) terá tempo instável, com pancadas fortes de chuva, acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados. Em Candiota, a variação térmica fica entre 19°C e 26°C.
Fronteira Oeste: a quarta-feira (17) terá tempo instável, com pancadas fortes de chuva, acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados. Na região, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para risco de tempestade, com acumulados que podem chegar a 50 mm. Em São Borja, os termômetros variam entre 21°C e 28°C.
Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta quarta-feira (17) :
Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 31°C.
Pelotas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 21°C e máxima de 26°C.
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 26°C.
Santa Maria: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 21°C e máxima de 28°C.
Santa Rosa: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 21°C e máxima de 28°C
Erechim: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 28°C.
Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 29°C.
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 30°C.
Rio Grande: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 23°C e máxima de 26°C.
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 27°C.
Passo Fundo: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 18°C e máxima de 27°C.
Bagé: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 20°C e máxima de 27°C.
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 30°C.
Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 29°C.
Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 30°C.
São Borja: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 21°C e máxima de 28°C.