A previsão de tempo instável para o Rio Grande do Sul continua valendo nesta terça-feira (2). De acordo com a Somar Meteorologia, a umidade trazida pelo vento que sopra da região amazônica se encontra com áreas de baixa pressão atmosférica localizadas na região sul do país, favorecendo a formação de nuvens carregadas sobre o território gaúcho. Com isso, são esperadas precipitações intensas em todo o Estado, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo.
Na Fronteira Oeste, nas Missões, na Campanha, no Litoral Sul e nas regiões central e sul do RS, a chuva pode chegar já nas primeiras horas do dia. Nas demais áreas, por sua vez, esse cenário de instabilidade deve se desenvolver somente a partir da tarde — antes disso, tempo firme e sol entre nuvens).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de tempestade para todo o Rio Grande do Sul (e também para Santa Catarina e Paraná), chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 50 mm) e de rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h. Conforme o Inmet, por conta disso, não estão descartados possíveis transtornos como queda de árvores e de energia elétrica, alagamentos e estragos em plantações.
As temperaturas seguem elevadas, com máxima de 34°C prevista para Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari. Na Capital, a variação térmica fica entre 22°C e 31°C.
Na quarta-feira (3), a tendência é de que a chuva ainda marque presença no Estado. Segundo a Somar, devido à passagem de uma nova frente fria pela costa gaúcha, permanecem as condições para ocorrência de pancadas fortes de chuva, rajadas de vento, raios e queda de granizo, a qualquer hora do dia e em todo o RS.
As temperaturas diminuem um pouco em relação às registradas no últimos dias. A máxima do Estado nesta quarta, 30°C, deve ser apontada em Porto Xavier e Porto Mauá, no noroeste gaúcho. Em Porto Alegre, os termômetros variam de 22°C a 28°C.
Veja, abaixo, como deve ficar o tempo na sua região:
Região Metropolitana: a terça-feira (2) deve começar com tempo firme e sol entre nuvens. À tarde, há condições para pancadas intensas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo. Em Gravataí, os termômetros variam entre 23°C e 33°C.
Serra gaúcha: a terça-feira (2) deve começar com tempo firme e sol entre nuvens. À tarde, há condições para pancadas intensas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo. Em Bom Jesus, os termômetros variam entre 17°C e 26°C.
Litoral Norte: a terça-feira (2) deve começar com tempo firme e sol entre nuvens. À tarde, há condições para pancadas intensas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo. Em Torres, os termômetros variam entre 23°C e 27°C.
Litoral Sul: a terça-feira (2) deve ter tempo instável, com condições para pancadas intensas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 23°C e 27°C.
Região Norte: a terça-feira (2) deve começar com tempo firme e sol entre nuvens. À tarde, há condições para pancadas intensas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo. Em Passo Fundo, os termômetros variam entre 19°C e 27°C.
Região Noroeste: a terça-feira (2) deve começar com tempo firme e sol entre nuvens. À tarde, há condições para pancadas intensas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo. Em Santo Ângelo, os termômetros variam entre 21°C e 27°C.
Região Sul: a terça-feira (2) deve ter tempo instável, com condições para pancadas intensas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo. Em Santa Vitória do Palmar, os termômetros variam entre 21°C e 27°C.
Região Central: a terça-feira (2) deve ter tempo instável, com condições para pancadas intensas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo. Em Santa Maria, os termômetros variam entre 21°C e 29°C.
Campanha gaúcha: a terça-feira (2) deve ter tempo instável, com condições para pancadas intensas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo. Em Candiota, os termômetros variam entre 20°C e 28°C.
Fronteira Oeste: a terça-feira (2) deve ter tempo instável, com condições para pancadas intensas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo. Em Alegrete, os termômetros variam entre 21°C e 30°C.
Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta terça-feira (2) :
- Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 31°C.
- Pelotas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 29°C.
- Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 25°C.
- Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 29°C.
- Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 29°C.
- Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 29°C.
- Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 28°C.
- Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 27°C.
- Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 27°C.
- Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 27°C.
- Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 27°C.
- Bagé: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 28°C.
- Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 27°C.
- Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 27°C.
- Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 27°C.
- São Borja: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 28°C.