Um pinguim de uma espécie rara para o Rio Grande do Sul foi resgatado nesta semana por profissionais do Centro de Recuperação de Animais Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande (Cram-Furg). O animal é da espécie pinguim-de-penacho-amarelo e foi encontrado em uma praia de São José do Norte, no sul do Estado.
Debilitado e magro, o pinguim estava pesando 1,7kg quando foi encontrado próximo da praia de Bojuru. A reabilitação do animal é acompanhada por veterinários, biólogos e oceanólogos da Furg que realizam exames, alimentação e procedimentos cirúrgicos.
O aparecimento da espécie de penacho amarelo é considerado raro no Brasil. O animal se reproduz no sul da Argentina e do Chile. Dificilmente, chega aqui. Os pesquisadores acreditam que o animal esteja no período de troca de penas e, por este motivo, pode ter se perdido. O processo acontece entre os meses de dezembro e fevereiro.
Em 20 anos, este foi o quarto pinguim resgatado no litoral do RS. O pinguim-de-penacho-amarelo será devolvido ao mar quando estiver em boas condições de saúde e ganhar peso.