
Os dias de tempo firme, sol e céu azul já têm durado no Estado. A novidade, desde este domingo, é a elevação de temperatura, que deve permanecer pelo menos até quinta-feira (22) em parte do Estado. Enquanto Região Sul e faixa Leste podem ter temperatura um pouco mais amena a partir de terça, o norte do RS pode enfrentar calor intenso ao longo da semana, em especial a Região das Missões. Em Santa Rosa, máximas devem ficar acima de 36°C até quarta.
O calorão, com temperaturas superiores a 30°C no Rio Grande do Sul, deve-se à ação de ventos norte e noroeste. Eles sopram o ar quente originário da região amazônica em direção ao território gaúcho.
Já a permanência do calorão é resultado de outro fator, explica Doris Palma, meteorologista da Somar:
— A continuidade da temperatura alta é fruto de uma frente fria, que está muito afastada no oceano, mas que ajuda a canalizar os ventos de norte e noroeste no Rio Grande do Sul. Contudo, teremos uma guinada no sentido dos ventos e as temperaturas vão cair.
A mudança no tempo será sentida, principalmente, na região Sul, explica Eliane Alves, meteorologista do Centro de Pesquisas de Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPMet-UFPel).
— Há uma massa de ar frio se deslocando da Argentina em direção ao sul do Estado. Ela provocará um pouco de chuva, que será vista em forma de pancadas isoladas, na região Sul, durante a terça-feira — diz a especialista.
A meteorologista destaca ainda que essa frente fria carrega com ela ventos de sudeste e leste, que são mais frios:
— Isso fará com que as temperaturas fiquem mais amenas ao longo dos dias no setor Sul. Contudo, nas demais regiões, a previsão ainda é de calor e de temperaturas altas, pelo menos, até quinta-feira (22).